Uma plataforma para chamar de sua

Sem segredo nem custo, abertura de conta em corretora é feita pela internet e não exige investimento mínimo

Uma plataforma para chamar de sua

Uni duni duni tê, ô ô ô ô

Salamê minguê, ô ô ô ô

Sorvete colorê

Sonho encantado onde está você

Ok, confesso que seria forçar a barra começar esta newsletter chamando de sonho encantado o universo dos investimentos, mas pensei nessa música do Trem da Alegria (que entrega minha idade) para disparar de imediato uma pergunta: por que você ainda não abriu uma conta em corretora?

Quanto mais tempo faz que estou aqui na Empiricus, mais perguntas recebo sobre como escolher uma corretora para começar a investir, ingressar na bolsa, no Tesouro Direto, sobre como comprar LCIs e LCAs fora de bancos e por aí vai.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Muitos estão em busca de respostas rápidas, como se bastasse apertar a tecla enter e aprovar a aplicação no melhor investimento da história do país (isso quando não me perguntam se eu mesma posso aplicar pela pessoa). Mas você precisa fazer a sua parte.

Se batemos tanto na tecla de que você precisa escolher ativos mais rentáveis e mostramos diariamente como as corretoras independentes são uma opção mais interessante na maior parte dos casos, você precisa dar o primeiro passo: abrir uma conta.

E aí me deparo com a sua preguiça. Já sei, você desanimou só de pensar num processo tradicional de banco, em que precisa ir a uma agência, passar pelo infernal detector de metais, pegar fila para falar com o gerente e enfrentar toda aquela burocracia de documentação para simplesmente começar a pensar em investir.

Mas não precisa ser assim. O cadastro em corretoras tem sido cada vez mais agilizado e simplificado para justamente fazer com que você não desanime.

Nos bancos, se você tiver uma conta-corrente, o processo de investir é simples (com acesso direto de sua conta), o que leva muitos de nós a depositarmos todo o nosso dinheiro neles. Mas quem disse que é difícil abrir uma conta fora das instituições tradicionais?

Quer saber mais sobre Tesouro Direto, se vale a pena investir em COE ou descobrir qual a melhor maneira de conseguir crédito para sua empresa? Confira, então, a próxima edição do relatório Você Investidor, de setembro. Ainda não é assinante?

ACESSE AQUI PARA ASSINAR

 

Um pequeno passo para o homem, um grande salto para o seu patrimônio

Vamos ao que interessa. Conversei com seis corretoras com plataformas acessíveis e das quais mais gostamos – Rico, Easynvest, Ativa, Guide, XP e Geração Futuro – e vou explicar o passo a passo da abertura de contas.

E começo por uma pergunta enviada à minha colega Luciana, responsável pelo relatório Os melhores fundos de investimentos.

Assisti ao vídeo da última monitoria (11/8) sobre Fundos de Investimento. No início, a Luciana falou sobre o tratamento dasCorretoras, e disse que possuía conta em muitas, sendo que o simples fato de possuir/abrir conta para conhecer a plataforma e produtos não tem custos.


Na semana passada, abri conta na Rico e, nesta semana, ao buscar informações sobre o porquê de meu login não estar liberado, a Rico me respondeu que, para liberar a plataforma, eu tenho que fazer uma TED inicial de no mínimo mil reais.


Está correto esse procedimento ou exigência?


Luciano W.

Sim, Luciano, o procedimento está correto. A Rico me informou que o cliente tem até seis meses para realizar o primeiro investimento. Se você não fizer nenhuma aplicação nesse período, sua conta será bloqueada. Para desbloqueá-la, você precisa fazer uma TED para a conta da corretoraa partir de mil reais.

Confesso que eu não sabia dessa exigência. As outras cinco corretoras não obrigam seus clientes a fazer nenhuma movimentação e não cobram por tempo inativo de conta. A Guide lembra que a única exigência, por questões regulatórias, é uma atualização cadastral a cada dois anos.

Como as corretoras infelizmente não deixam você ver os produtos oferecidos e as respectivas condições de retorno sem antes abrir uma conta, se não tiver preguiça, o ideal é ter conta em mais de uma instituição para comparar as aplicações.

Uma corretora pode lhe garantir isenção nas taxas do Tesouro Direto, outra pode ter uma oferta mais vantajosa em produtos isentos, outra ainda pode ter uma plataforma maior de fundos para você escolher, e assim vai. Cada uma tem sua particularidade e, com exceção da Rico, você pode deixar sua conta aberta sem fazer nenhuma movimentação para fuçar nos produtos.

Ainda acho que o modelo deveria ser transparente, isto é, se umacorretora me quiser como cliente, deveria me deixar espiar seus produtos antes de ter uma conta, mas parece que as instituições preferem se fechar a provar por que eu deveria escolhê-las no lugar de outras…

Além da variedade de serviços, ter mais de uma conta pode lhe garantir acesso a algumas ofertas restritas a clientes. A perspectiva de melhora da bolsa tende a atrair de volta muitos investidores pessoas físicas, e as corretoras terão que ser mais agressivas para garantir a fidelidade de sua clientela e atrair novos investidores. Fique de olho em descontos nas taxas!

Mais 149 por cento de lucro com ações fora do radar (comprovado)

Uma nova onda de supervalorização está se formando na Bolsa brasileira. E abrangerá papéis extremamente baratos, invisíveis aos olhos da maioria.

QUERO GANHAR COM AÇÕES FORA DO RADAR

Documentação digital

O processo é digital em todas as corretoras. Você precisa preencher um cadastro no próprio site da instituição com seus dados pessoais e financeiros. Somente se necessário, você vai enviar documentos como RG e comprovante de endereço. Ainda assim, tudo é feito via on-line.

No caso da Genial, se as informações fornecidas não são validadas, o cliente recebe uma mensagem e deve entrar em contato com uma das filiais, que acompanha o processo por meio do envio das documentações necessárias.

Lembre-se que, além das informações pessoais e referentes à renda, você terá que preencher um perfil de investidor, para que a corretora conheça seu nível de tolerância a riscos e ajude na tomada de decisões mais conscientes e adequadas aos seus objetivos. Preencha esse passo com atenção!

Tempo de abertura

O prazo para abertura de conta deve ser rápido. Bem rápido. Dentre as seis corretoras com as quais conversei, o maior tempo chega a dois dias. Uma vez aprovado seu cadastro, a liberação para investir tende a ser praticamente simultânea.

Aconselhamento

Todas as corretoras vão fornecer a você informações sobre produtos e relatórios de análises para ajudar na sua seleção de investimento, mas não necessariamente terão um serviço específico de aconselhamento (caso da Easynvest, que não tem essa oferta).

Na Rico, você pode participar das salas ao vivo com os analistas e entrar em contato por telefone para conversar com um de seus consultores, serviço bem comum entre as corretoras. Na Genial, o acesso a esses consultores de investimento também é gratuito e é possível utilizar o “Gerador”, um robô consultor que sugere uma carteira de fundos com base nas informações passadas pelo usuário.

Sem custos, a XP fornece uma assessoria de alocação inicial para clientes com investimentos entre 50 mil reais e 300 mil reais e, a partir deste valor (300 mil reais), você pode ter um assessor personalizado que acompanha seus investimentos.

Na Guide, o processo é diferente, porque o cliente deve optar, logo no início, entre uma conta livre ou uma conta consultoria de investimentos. Na segunda opção, com base no seu perfil (Liquidez, Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo), a Guide indica determinados produtos e cobra pelo serviço. A taxa varia entre 0,30 por cento ao ano sobre o patrimônio do cliente investido na Guide, no caso do investidor com perfil de liquidez, e 1 por cento ao ano sobre o patrimônio dos clientes com perfil arrojado. A cobrança é apurada diariamente e efetuada uma vez por mês.

Cuidados

Hoje a ideia foi mostrar que não tem por que você postergar a abertura de uma ou mais contas em corretoras. O processo é simples e sem custos. Mas nada precisa ser para sempre.

Se não gostar dos serviços, for mal atendido, os custos cobrados aumentarem e você se sentir injustiçado, mude. Você pode fazer a portabilidade de suas ações e de seus títulos públicos comprados no Tesouro Direto para outra corretora.

E fique atento para a agressividade de sua corretora na oferta quando ela quiser vender produtos próprios. Nem sempre o interesse do cliente estará em primeiro lugar.

Espero que você dê o primeiro passo já nesta semana. Se tiver dúvidas, mande um e-mail para beatriz.cutait@empiricus.com.br .

Um abraço,

Beatriz

Leitura sugerida:

:. Títulos prefixados: perguntas e respostas

:. Durma tranquilo enquanto o vento sopra

Conteúdo relacionado