A palavra que mais ouvi esta semana

Bitcoins.Essa foi a palavra que mais ouvi aqui no escritórios da Empiricus esta semana.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
A palavra que mais ouvi esta semana

Bitcoins.

Essa foi a palavra que mais ouvi aqui no escritórios da Empiricus esta semana.

Nos corredores, nas salas de reunião, no café, na copa, por todo o canto… Enfim, ouvia as pessoas comentando sobre bitcoins e moedas digitais.

A excitação provocada pelo tema é inédita aqui na empresa. E olha que tratamos de investimentos todos os dias, ou seja, falamos de ideias de investimento que podem trazer benefícios financeiros reais. E, para tanto, somos obrigados a pensar sempre muito à frente do mercado, antecipando o que vai acontecer e impactar o preço das nossas recomendações. Ou seja, precisamos ser sempre originais em nossas ideias. Mas o burburinho que presenciei nesta semana foi novidade para mim.

Por mais originais que sejam as nossas ideias, e exemplos não faltam, tais como “O Fim do Brasil”, “Virada de Mão”, “Dólar a R$ 4”, “Oportunidade de Uma Vida – 400%”, nada pode se comparar à perspectiva de participar de uma nova classe de ativos, as tais moedas digitais.

Na verdade, não sei se é possível classificar moedas digitais como ativos financeiros. Para ser mais preciso, moedas digitais não são nem moedas, na concepção técnica do termo. São pedaços de um código de computador (o tal do “blockchain”) que, por sua oferta finita e custo de produção, têm sido objeto de valor pelos que participam deste mercado.

Moedas digitais são, portanto, um animal novo e desconhecido para a maioria das pessoas, mesmo para profissionais de investimentos, como os analistas que trabalham aqui.

Na minha função de sócio e CEO da Empiricus, eu já vinha provocando internamente um debate sobre quando e como deveríamos falar sobre bitcoins e outras moedas digitais. Levamos algum tempo para nos estruturar para tratar do tema, e terminamos optando por pedir ajuda externa, trazendo o Fernando Ulrich para fazer uma série especial sobre criptomoedas para os nossos leitores.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Juntos, a Empiricus e o Fernando têm trabalhado para aproximar os nossos assinantes e leitores deste fenômeno que está mexendo com as opiniões dos especialistas ao redor do mundo.

Preparamos um vídeo que trata do potencial de ganho que esta nova modalidade de investimento apresenta.

E não deixe de ler também os outros destaques desta semana.
Um abraço!

Caio Mesquita.

Conteúdo recomendado