FIRE#4: Qual é a idade imperfeita para começar?

Caro adepto do FIRE, Na edição de domingo passado, atropelamos a moral penitente que impede a maioria das pessoas de ambicionar uma aposentadoria precoce. Agora vamos abordar […]

FIRE#4: Qual é a idade imperfeita para começar?

Caro adepto do FIRE,

Na edição de domingo passado, atropelamos a moral penitente que impede a maioria das pessoas de ambicionar uma aposentadoria precoce.

Agora vamos abordar outro obstáculo comum, citado frequentemente nas respostas que você me enviou ao início desta série.

Isso mesmo, hoje vamos falar sobre idade.

Qual é a idade perfeita para iniciar a construção da sua Aposentadoria FIRE?

Ou, mais importante do que isso, existe alguma idade imperfeita?

Temos que ser bem práticos ao avaliar esses tabus de perfeição ou imperfeição. Como bem lembrou o Álvaro, todo mundo queria ter começado mais cedo. No entanto, o que importa mesmo é parar de frescura e começar.

Totalizando os e-mails que recebi, 63% das pessoas acompanhando este projeto têm entre 30 e 50 anos, desejando se aposentar entre os 40 e os 60 anos.

Esse é um ótimo sinal, que me encorajou muito a seguirmos adiante.

Como requisito, a correta execução do FIRE exige um mínimo de dez anos de diferença entre sua idade atual e a idade desejada para se aposentar.

Então, se você não topa dedicar dez anos de agora em diante, eu não me sinto habilitado a ajudar no seu caso.

Com menos de dez anos, teríamos que apostar excessivamente na sorte ou em alguma operação financeira com retornos milagrosos. Esse tipo de abordagem simplesmente não faz o meu perfil.

Acho que a meta de aposentadoria precoce é importante demais para que seja abandonada à sorte, ou dependente de milagres.

Em vez disso, prefiro calcular em cima de chances concretas, tendo o tempo e os juros compostos trabalhando ao nosso favor.

Logo, se você não está disposto a investir pelo menos dez anos na construção de sua independência financeira, é melhor nem começar com a Aposentadoria FIRE, pois esse método se baseia em um requisito de dez anos.

Desculpe, mas preciso ser bem sincero aqui. Não posso brincar com as expectativas das pessoas, sinalizando metas irreais.

Ao mesmo tempo em que estou sendo realista, não acho que essa condição temporal estabelecida pelo FIRE seja muito restritiva.

Veja que o requisito que estou expondo diz respeito ao DELTA, e não à sua idade atual.

A idade imperfeita para começar é aquela em que seu DELTA é menor do que dez anos.

Então, pouco importa se você tem hoje 20 anos ou 50 anos, desde que esteja confortável com a premissa de dedicar dez anos à construção da sua independência financeira.

É claro, se você tem menos de 30 anos, considere-se um sortudo por ter enxergado o problema relativamente cedo.

Por outro lado, se você tem mais de 50 anos, definitivamente não deve jogar a toalha.

Qualquer planejamento que se faça a partir de agora com base no FIRE trará ganhos exponencialmente maiores do que não fazer nada.

Além dessa constatação puramente lógica (um bom ganho é sempre melhor do que zero), temos ao nosso lado um incentivo a mais, de ordem conjuntural.

Talvez você tenha ouvido a Empiricus falar recentemente sobre os fundamentos econômicos e financeiros que embasam as Oportunidades de uma Vida.

Fato é que – pela sorte que abençoa a paciência – nos encontramos em um momento único de assimetrias vantajosas para entrar no mercado.

Trata-se de um contexto bem acima da média, especialmente convidativo para iniciarmos um projeto sério de aposentadoria precoce.
Ironicamente, esse momento singular se apresenta logo antes da aprovação da reforma da previdência.

Tomando por base o que aprendemos até agora, você estaria pronto para começar com o FIRE em meados de julho?

Você tem dez anos de DELTA entre sua idade atual e a idade na qual pretende se apresentar?

Caso sua resposta a uma das perguntas acima seja NÃO, fique à vontade para enviar um e-mail para o endereço fire@empiricus.com.br solicitando sua retirada desta lista.

Já se você tem um SIM para as duas perguntas, seguiremos juntos até o próximo domingo, quando eu começarei a apresentar os princípios financeiros da Aposentadoria FIRE.

Até lá!

Rodolfo Amstalden

 


Você está perdendo uma chance de ganhar dinheiro

Quer saber, em primeira mão, quais são as melhores oportunidades de investimento do momento? Libere aqui para receber as nossas notificações e não perca nenhuma chance.