Conteúdo publicitário
Conteúdo publicitário

FIRE#8: A estratégia funciona porque não tem luxo 🄵🄸🅁🄴

No domingo passado, perguntei aos aspirantes do FIRE como eles mesmos imaginam suas vidas aposentadas, daqui a dez anos. Poucas respostas descreveram um caminho óbvio. Esse alto […]

FIRE#8: A estratégia funciona porque não tem luxo 🄵🄸🅁🄴

No domingo passado, perguntei aos aspirantes do FIRE como eles mesmos imaginam suas vidas aposentadas, daqui a dez anos.

Poucas respostas descreveram um caminho óbvio.

Esse alto nível de realismo é ótimo, e me deixa bastante seguro de que não estou educando os investidores deste grupo com falsas promessas.

Se não fizermos nenhum esforço desde já, como poderemos esperar um resultado sensível daqui a dez anos?

Independência financeira não é o tipo de coisa que cai no colo, mesmo que você tenha muita sorte.

Uma triste prova disso é que pessoas em dificuldade financeira que recebem heranças ou ganham na loteria acabam voltando a cair no buraco. Por quê? Na prática, elas não construíram nada, não mudaram seus hábitos e não aprenderam a investir.

Precisamos construir as bases de um projeto de longo prazo, empilhando tijolo em cima de tijolo. Não é fácil, mas é como funciona na vida real.

Ao adotarmos as premissas certas de economia e investimento, encontraremos respostas perfeitamente factíveis:

Você vê o Jonas navegando um iate de 200 milhões de dólares? Enxerga o Denis pilotando uma ferrari?

Não, pois não se trata disso. A estratégia FIRE não foi feita para pessoas que ambicionam ostentação ou luxo desmedido, assim como não foi feita para vagabundos.

FIRE é sobre ter tempo e dinheiro disponível para dedicar às coisas que você realmente gosta, dando mais sentido à sua vida.

Assim como o Rafael e a Margrete, você já deve ter percebido que precisará de pelo menos um milhão de reais para chegar lá.

É claro que o valor exato depende do nível de vida desejado por cada um, mas seria irresponsável imaginar quantias menores do que 1 milhão de reais.

Parece muito? Assusta?

Se temos o tempo ao nosso favor e se temos os investimentos certos para o longo prazo, 1 milhão de reais (ou mesmo mais do que isso) é um número bastante realista.

Lembre-se: o FIRE não é para gente rica, mas sim para pessoas disciplinadas e pacientes, que querem alcançar a independência financeira de forma sustentável.

Deixemos os ricos sonharem livremente com seus iates e suas ferraris.

De nossa parte, temos os nossos esportes, as nossas famílias, nossas séries preferidas e trabalhamos pela realização pessoal.

Até domingo que vem,
Rodolfo Amstalden

PS1. Para fechar com chave de ouro, publico aqui os Capítulos 10 e 11, que completam nosso livro sobre Construção de Riqueza.

PS2. O FIRE é um modo de pensar que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Se você tem facilidade com o inglês, recomendo assistir a este vídeo da Bloomberg sobre um casal que adotou a estratégia com sucesso e se aposentou no começo dos 30.



Você está perdendo uma chance de ganhar dinheiro

Quer saber, em primeira mão, quais são as melhores oportunidades de investimento do momento? Libere aqui para receber as nossas notificações e não perca nenhuma chance.