Conteúdo publicitário
Conteúdo publicitário

FIRE#9: Mais sobre o seu número mágico

Já entramos em julho, e assim vamos nos aproximando rapidamente da data de início da parte prática de nossa Estratégia FIRE. Ótimo! Quanto mais prático, melhor. […]

FIRE#9: Mais sobre o seu número mágico

Já entramos em julho, e assim vamos nos aproximando rapidamente da data de início da parte prática de nossa Estratégia FIRE.

Ótimo! Quanto mais prático, melhor.

Nessa reta final de preparativos, percebo que as dúvidas se concentram mais e mais no tal do “número mágico”.

Os leitores querem saber exatamente de quanto dinheiro precisam para alcançar sua independência financeira.

Ao longo das últimas semanas, vimos várias formas de executar esse cálculo.

A mais simples, aplicável a um grande número de pessoas (como no caso do Edivaldo), funciona como regra de bolso e aponta diretamente para o acúmulo de um milhão de reais.

Embora nem todos os investidores consigam independência com um milhão de reais, nenhum investidor conseguirá com menos do que isso. Logo, na pior das hipóteses, a cifra de um milhão é um belíssimo ponto de partida.

Outra regra comumente usada é a dos 4 por cento, tal como apresentada naquele vídeo da Bloomberg ao qual assistimos no domingo passado.

Vamos supor que você queira ter uma renda de 7 mil reais por mês durante sua aposentadoria, que equivale a 84 mil reais por ano.

Por sua vez, 84 mil reais são 4 por cento de 2,1 milhão de reais – que corresponderiam então ao seu número mágico.

Aplicando a regra dos 4 por cento para o caso da Gi (vide abaixo), descobrimos que ela vai ter que juntar 1,5 milhão de reais.

No capítulo 7 do livro sobre Construção de Riqueza, meu sócio Mark Ford também fala sobre o número mágico – “o quanto você precisa ter de dinheiro guardado para substituir sua renda ativa e pagar suas despesas quando não tiver mais um emprego de horário fixo”.

Por meio dos cinco passos descritos no livro do Mark, conseguimos fazer um cálculo ainda mais realista do valor a acumular.

Passo 1: Calcule quanto custa seu estilo de vida atual.

Passo 2: Ajuste seu Estilo de Vida (EV) atual para um Estilo de Vida Aposentado (EVA).

Passo 3: Ajuste seu EVA de acordo com as fontes adicionais de renda.

Passo 4: Determine o retorno que você espera receber de suas economias.

Passo 5: Calcule seu número mágico.

Na prática, a regra dos 4 por cento é um caso específico da matemática sugerida através desses cinco passos.

Relembro aqui os três métodos – do mais simples ao mais elaborado – pois sei o quão importante é ter uma noção, mesmo que aproximada, do seu número mágico.

Ajuda muito saber em que direção estamos indo e onde devemos chegar.

Acredite, a maioria dos investidores nunca se deu ao trabalho de pensar em seu número mágico.

Na ausência de metas concretas, nos sentimos perdidos, como se navegássemos em alto mar sem bússola, e com o céu coberto por nuvens.

Faltando a clareza do número mágico, os planos de aposentadoria são adiados – dia após dia – gerando um enorme custo social, familiar e individual.

Eu não quero que a aposentadoria vire um custo gigantesco sobre as minhas costas, e tenho certeza de que você também não quer.

Estamos embarcando desde já na estratégia FIRE justamente para desfrutar da liberdade e do alívio de uma aposentadoria precoce.

Assim como no caso do número mágico, será útil definirmos um cronograma concreto para o embarque.

No domingo que vem, dia 14, enviarei a décima edição da nossa newsletter, contemplando algumas das últimas aspirações dos leitores (se você não encaminhou ainda sua demanda, basta mandar um e-mail para fire@empiricus.com.br).

E, no outro domingo, do dia 21, eu e meu assistente Richard Camargo faremos um webinar ao vivo, direto dos estúdios da Empiricus.

Neste webinar, apresentaremos mais conceitos fundamentais para a execução da estratégia, responderemos a mais dúvidas e faremos o convite oficial para você adentrar formalmente no FIRE.

Estamos todos ansiosos, e agora falta pouco.