A gente ganha até quando é empate

Nosso mercado de ações não está nem perto da maturidade ainda, mas também já largou a chupeta: o Ibovespa completou meio século de vida.

Compartilhe:
A gente ganha até quando é empate

Nosso mercado de ações não está nem perto da maturidade ainda, mas também já largou a chupeta: o Ibovespa completou meio século de vida.

É uma idade bastante razoável para começarmos a fazer estudos históricos minimamente relevantes.

Por exemplo: nesses 50 anos de vida, o Ibovespa registra 25 ocorrências de variação anual positiva e outras 25 de variação anual negativa – um pretenso empate que não passa de mera coincidência.

À primeira vista, isso poderia sugerir que o índice ficou no zero a zero durante todo o período, mas a resultante das forças é bem mais favorável.

Conforme evidenciado pelo gráfico abaixo, a magnitude das quedas é sempre limitada, enquanto a magnitude das altas é potencialmente infinita.

Felizmente, isso não é outra coincidência.

Na pior das hipóteses, qualquer ação poderá cair até -100%.

Na prática, porém, elas acabam caindo menos do que isso, pois um mecanismo automático de autolimpeza exclui do índice aquelas ações em franca decadência de market cap.

 

Leitura recomendada

Este ÚNICO ativo é capaz de fazer você receber 5 aluguéis com apenas 1 imóvel. É o sonho de todo brasileiro MULTIPLICADO POR 5. Tudo isso sem se preocupar com inquilino, com papelada e investindo a partir de R$ 100. Sim, isso existe e está aqui. Mas é preciso ser rápido. A oportunidade se encerra às 10h da segunda-feira. É a sua ÚNICA CHANCE.
 

Logo, salvo episódios de crise sistêmica (as barras maiores na parte negativa do gráfico), existe um limite estrutural para quanto o Ibovespa pode cair como um todo.

Note que mesmo esses episódios críticos são pontuais, e frequentemente seguidos por valorizações estrondosas, cravando a recuperação do mercado.

Por outro lado, sob melhores hipóteses, quanto pode subir uma ação? +100 por cento, +300 por cento, +500 por cento, +900 por cento? Não existem restrições a priori.

Por isso, dizemos que o lucro com renda variável é potencialmente infinito, versus prejuízos sempre limitados. A isso damos o nome de assimetria favorável.

Se você joga esse jogo por muitos anos, carregando posição em Ibovespa sem querer adivinhar o tempo “certo” de entrar ou sair, você tende a ganhar.

Mesmo se o jogo empatar em frequência, o investidor de Bolsa vence por um largo saldo de lucros.

Conforme aprendemos no Programa de Riqueza Permanente®, o mercado de ações sempre sobe em longo prazo. Isso é inquestionável.


Mesmo assim, muitos investidores de ações conseguem perder dinheiro, simplesmente porque não sabem esperar, e ficam tentando adivinhar as entradas e saídas perfeitas.

Se você quer uma dica simples para começar, abra uma conta em corretora, pegue um pedaço do seu 13º e compre BOVA11 – um ativo que replica o próprio Ibovespa.

De resto, é só aguardar o mecanismo de autolimpeza e a assimetria favorável fazerem a sua parte.