Longo prazo não é sobre tempo

Não gosto nada de day trade. Vindo de mim, esse desgosto está longe de ser uma surpresa. Sou responsável na Empiricus pelo Programa de Riqueza Permanente®, […]

Não gosto nada de day trade.

Vindo de mim, esse desgosto está longe de ser uma surpresa.

Sou responsável na Empiricus pelo Programa de Riqueza Permanente®, que visa o carregamento contínuo de ativos durante cinco, dez ou vinte anos.

Cada um com suas preferências, it’s supposed to be free country.

Apesar de evitar o day trade, percebo facilmente que o conceito de longo prazo é subjetivo, e não pode ser definido estritamente segundo critérios temporais.

Isso mesmo: longo prazo não tem a ver apenas com tempo, e você sabe disso, ou ao menos já sentiu algo parecido.

Algum momento particularmente especial de sua vida provavelmente remeteu à eternidade.

O diploma suado, o primeiro emprego, o nascimento de um filho, ensinando sua neta a andar.

De repente, algo incrível acontece e o tempo para.

Nessas raras ocasiões, é como se os conceitos de “momento” e de “eternidade” superassem qualquer rusga dicotômica, tornando-se uma única e idêntica coisa. Não há mais como distinguir entre o que é infinitesimal e o que é infinito.

Nos versos do poeta William Blake, isso fica assim:

To see a World in a Grain of Sand
And a Heaven in a Wild Flower,
Hold Infinity in the palm of your hand
And Eternity in an hour.

Em geral, o tempo é percebido por nós como uma sucessão contínua, na qual um segundo leva ao próximo segundo, que leva ao próximo… tic tac tic tac …

Mas, de vez em quando, sem pedir licença, essa percepção temporal muda radicalmente, tornando-se aquilo que Kierkegaard chamou de uma “sucessão anulada”. O segundo não serve mais para levar ao próximo segundo, pois agora ele está completo em si mesmo.

Na sucessão anulada, o tempo para e o presente não mais se opõe ao passado, nem ao futuro. Os três se encontram em um só ponto total.

Legal Rodolfo, quase chorei, mas e daí?

O que isso tem a ver com a minha grana?

Dentro do contexto majoritário da sucessão contínua, o investimento em longo prazo realmente depende da passagem do tempo, pois é ela quem manifesta os benefícios da convexidade.

Já nos casos especiais de sucessão anulada, a eternidade se manifesta instantaneamente. Retornos típicos de vários anos compostos podem se manifestar em questão de minutos.

O bom investidor deve montar estratégias para ambas as situações.

Se o meu PRP® é uma série para o longo prazo da sucessão contínua, o Sistema Booster do Ruy mira o longo prazo da sucessão anulada.

Inscreva-se em nossa newsletter