Viva de Renda

Pensamos em uma ajuda para o seu IR

“Administrar bem a vida financeira e os investimentos também passa por […]”.

Compartilhar artigo
Data de publicação
14 de março de 2022
Categoria
Viva de Renda

Administrar bem a vida financeira e os investimentos também passa por declarar corretamente o Imposto de Renda. 

Claro, isso evita ainda fortes dores de cabeça.

Na última semana, foi dada a largada para o envio da declaração do IR 2022 (ano-base 2021) das pessoas físicas à Receita Federal e o prazo se encerra às 23h59 do dia 29 de abril.

Um dos principais problemas que temos notado é que muita gente não sabe quais são todos os tipos de despesas dedutíveis do imposto, os comprovantes que devem ser apresentados, nem os limites de valores para abatimento.

Os gastos com educação, saúde e dependentes são os mais conhecidos para as deduções. No entanto, a lista é muito maior, incluindo aplicações em previdência privada, alguns tipos de doações, honorários advocatícios, despesas judiciais, entre outros.

Quem não está atento ou desconhece os detalhes sobre o que pode ser diminuído da base de cálculo do IR, pode acabar deixando muito dinheiro na mesa. 

Ao contrário, o preenchimento assertivo é capaz de gerar uma boa restituição. Ou seja, um recurso que cai na conta e pode ser usado da melhor maneira como pagar boletos, viajar e investir.

Falando em investimentos, logicamente, eles devem ser informados na guia da Receita Federal. Cada categoria de ativos – ações, ETFs, BDRs, FIIs, títulos renda fixa, criptomoedas e fundos de investimento – demanda o preenchimento de dados específicos na declaração de IR. Tudo com muito cuidado.

O Fisco possui um sistema eficiente de análise e cruzamento de informações. Pequenos erros no cadastro das informações ou lançamento em campos inadequados da declaração podem levar à temida malha fina. Daí, é preciso enfrentar a burocracia, prestar esclarecimentos e ainda existe o risco de multas.

Você acha que declarar IR é algo complexo? Posso dizer que não.

Tudo o que é traduzido em uma linguagem simples e objetiva, torna-se descomplicado.

Por isso, estamos oferecendo gratuitamente dois e-books: “O Guia do Imposto de Renda” e “Como declarar os investimentos”, produzidos pela repórter Julia Wiltgen do Seu Dinheiro. 

Com eles, você conseguirá fazer a sua declaração de IR sem nenhum mistério.

Além disso, quem abrir uma conta da Vitreo terá acesso também, sem custo algum, a uma série de videoaulas rápidas e objetivas. São tutoriais com o passo a passo para preenchimento da guia do IR 2022.

BAIXE AGORA OS E-BOOKS GRATUITOS SOBRE IR 2022 E ACESSE TAMBÉM VIDEOAULAS COM O PASSO A PASSO PARA FAZER A DECLARAÇÃO
Um abraço!