Seja bem-vindo ao FIRE, se quiser

Nestes tempos gélidos de reforma da previdência, talvez você tenha ouvido falar no FIRE (Financial Independence, Retire Early) – um movimento fundado por investidores que […]

Seja bem-vindo ao FIRE, se quiser

Nestes tempos gélidos de reforma da previdência, talvez você tenha ouvido falar no FIRE (Financial Independence, Retire Early) – um movimento fundado por investidores que desejam atingir independência financeira o mais rápido possível.

A meta prática, fogo no rabo? Aposentar-se até os 40 anos.

Embora pareça utópico à primeira vista, o FIRE vem colecionando casos e mais casos de sucesso, todos amparados em regras bastante realistas.

Eu mesmo achava que era coisa de vagabundo querer se aposentar com 40 anos. Mas o conceito de aposentadoria aqui foge do senso comum.

Não se trata de acordar meio-dia, nem de ficar assistindo sessão da tarde de cueca e moletom, zerando a lata de Pringles.

A aposentadoria do FIRE se resume a deixar de trabalhar como um escravo, em empregos de merda, só para ter um salário que pague as contas; deixar de fazer reuniões com gente estúpida; deixar de cumprir expedientes improdutivos de mais de 10 horas no escritório por dia; deixar de esperar 23 minutos na calçada para comer numa mesa esmagada de um quilo com salmonella.

 

Leitura recomendada

Luciana Seabra mostra como lucrou (e ajudou os leitores a lucrarem) muito com ações sem precisar comprar ações. Ela ensina os assinantes da sua séria a investirem da mesma forma que os maiores investidores profissionais do mercado financeiro. E tudo depende de uma simples atitude, que pode te mostrar esse novo mundo de rentabilidade em menos de 24 horas. Veja aqui o recado que ela gravou.
 

Uma vez independentes financeiramente, os adeptos do FIRE geralmente continuam trabalhando… naquilo que mais gostam.

Fazem o expediente que lhes dá tesão, ainda que sejam 14 horas por dia. Esquecem de almoçar e depois comem um javali às seis da tarde. Tiram um cochilo depois do almoço e passam a madrugada programando. Deletam o Powerpoint de suas máquinas. Enfim, são pessoas livres – mais no espírito dos caçadores-coletores de 200 mil anos atrás.

Há uma diferença gigantesca entre ser livre e ser vagabundo.

A rigor, agimos como vagabundos justamente quando somos forçados a cumprir tarefas mecânicas e inúteis, forçados a responder para chefes burros, forçados a seguir protocolos claramente antiéticos.

Em vez de aceitar essa rotina passiva, podemos começar a adotar hábitos simples, por conta própria, que aceleram exponencialmente a aposentadoria tipo FIRE.

Sua vida profissional parece estagnada?

Você sente que, dia após dia, está perdendo um tempo precioso, que poderia ser direcionado para atividades bem mais úteis e recompensantes?

Estou inaugurando hoje um canal específico de comunicação para os leitores da Empiricus que queiram conhecer melhor as regras realistas do FIRE.

Por que um canal específico?

Não quero encher o saco de ninguém.

Para saber mais sobre a Aposentadoria FIRE, basta entrar nesta página de triagem e dar o seu OK, gratuitamente.

Uma vez por semana, enviarei uma lição sobre o FIRE apenas àqueles que manifestarem interesse e derem o OK.

Por enquanto, é isso. Te vejo de novo no domingo que vem, caso queira se aposentar até os 40 anos, ou o mais rápido possível.

Um abraço,
Rodolfo Amstalden


Você está perdendo uma chance de ganhar dinheiro

Quer saber, em primeira mão, quais são as melhores oportunidades de investimento do momento? Libere aqui para receber as nossas notificações e não perca nenhuma chance.