Seu vírus quer te empurrar pro happy hour

Em 2010, alguns criativos pesquisadores da Universidade de Binghamton descobriram uma faceta curiosa do vírus da gripe: ele faz suas vítimas se tornarem mais sociáveis. […]

Compartilhe:
Seu vírus quer te empurrar pro happy hour

Em 2010, alguns criativos pesquisadores da Universidade de Binghamton descobriram uma faceta curiosa do vírus da gripe: ele faz suas vítimas se tornarem mais sociáveis.

Pessoas que acabam de contrair o vírus – em especial, nas primeiras 48 horas antes de ficarem destruídas – se mostram particularmente propensas a interagir em grupo.

Elas frequentam mais bares e festas, talvez concluindo depois que pegaram gripe justamente por esse pretenso excesso de boemia.

Parece uma descoberta absurda, espúria.

Todavia, temos que admitir que a sociabilidade pode sim resultar de uma vitória evolutiva do vírus, cuja máxima interação entre vítimas facilita o máximo contágio.

Num paralelo quase que direto para mim, ações que disparam tornam seus acionistas mais sociáveis.

A maioria dos investidores prefere falar de lucros, não de prejuízos. A história é escrita pelos vitoriosos. Fala-se de lucros na frente dos outros e de prejuízos na frente do espelho.

Então, numa segunda derivada, esses outros ouvintes se empolgam e correm para também comprar a ação que subiu, e continua subindo.

Assim falamos de mais e mais lucros, sucessivamente, alimentando aquilo que o mercado chama de momentum trading.

A máxima interação entre acionistas superconfiantes também facilita o máximo contágio.

As primeiras 48 horas do mercado talvez durem semanas ou meses. Em alguns casos especiais, podem virar anos, até estourarem numa crise do subprime.

Como se proteger desse vírus de momentum?

Que tipo de vacina tomar?

Três heurísticas básicas ajudam a evitar o efeito manada, que frequentemente nos leva a comprar caro o que está prestes a ficar barato.

1) Desconfie quando uma dica de compra vem de alguém com pouca ou nenhuma experiência em Bolsa. Até pouco tempo atrás, o sujeito só tinha dinheiro na poupança e de repente está propagandeando a montagem de uma operação exótica com calls e puts.

2) Por outro lado, ouça com atenção a opinião das raras pessoas que falam abertamente sobre suas histórias de prejuízo. Elas estão menos preocupadas em parecerem ricas ou inteligentes e mais preocupadas em aprender ou ensinar algum princípio valioso de mercado.

3) Concentre-se em Viver de Renda. Ativos geradores de renda são um belo antídoto contra os efeitos colaterais do momentum trading, pois oferecem fluxos de caixa tangíveis. É dinheiro de verdade entrando rotineiramente na sua conta, que não depende da sociabilidade alheia.