Um novo rendimento FIRE acabou de cair na conta

Talvez tenha passado despercebido para você, mas quarta-feira passada, 15 de maio, foi um dia importante para a remuneração dos investidores que seguem a Aposentadoria […]

Um novo rendimento FIRE acabou de cair na conta

Talvez tenha passado despercebido para você, mas quarta-feira passada, 15 de maio, foi um dia importante para a remuneração dos investidores que seguem a Aposentadoria FIRE.

Mais uma data de dinheiro pingando na conta, religiosamente.

Aquele mesmo dinheiro que agiliza nossa independência financeira, livrando-nos para trabalhar apenas com as coisas que mais gostamos, fazendo nossos próprios horários.

E aí, você está pronto para deletar seu Powerpoint?

Se quiser mantê-lo, sugiro usar os slides apenas como calendário. Isso pode ser útil.

A imagem acima, colada do site do Tesouro Direto, destaca justamente a quarta-feira em que os Investidores FIRE de NTN-Bs receberam seu gordo cupom semestral.

Isso se repete a cada semestre para quem carrega esses títulos públicos, que pagam juros e corrigem pela inflação.

Note que os vencimentos dos títulos são para 2035 ou 2045, mas muitos dos adeptos do FIRE já estão aposentados agora mesmo, em 2019.

Eles não esperam o vencimento dos papéis para só então se aposentarem.

Afinal, o grande objetivo aqui é o de aproveitar o dinheiro caindo na conta enquanto temos disposição, e não de retardar os benefícios para uma data futura que nunca chega…

Se você está lembrado de nossa primeira conversa, deve ter anotado aí que a meta canônica do FIRE sugere aposentar-se até os 40 anos.

Caso você prefira uma versão um pouco mais flexível, mas ainda bem vantajosa, seu alvo de aposentadoria seria sua década dos 40 – ou seja, em algum momento entre os aniversários de 40 e 50 anos.

Eu sei que parece ambicioso, mas as regras capazes de levar até lá são perfeitamente realistas. Regras de carne e osso, que qualquer pessoa pode implementar desde já.

Estou falando de mudanças de comportamento que terão impacto concreto em todos os aspectos de sua vida financeira.

Abordaremos desde recomendações de disciplina orçamentária até estratégias detalhadas de investimento daqui até o momento ideal para sua Aposentadoria FIRE.

Começarei a apresentar essas recomendações, uma a uma, já no domingo que vem.

Até lá, visando aprimorar nosso diálogo, gostaria de ouvir três coisas rápidas do seu lado, respeitando plenamente o seu anonimato:

1) Quantos anos você tem?

2) Com quantos anos você deseja se aposentar pelos princípios do FIRE, continuando a trabalhar apenas com aquilo que realmente gosta?

3) Qual é, na sua opinião, o maior obstáculo separando o quanto você tem de dinheiro hoje do quanto você precisa ter para atingir o ponto de FIRE?

Lembre-se que nossa estratégia se autodenomina por uma sigla que diz: Financial Independence, Retire Early.

Esse é, portanto, um movimento fundado por investidores que desejam atingir independência financeira o mais rápido possível.

Devemos ser fiéis a essa fundação, estabelecendo metas ambiciosas para nós mesmos (ambição é diferente de ganância) e sendo realistas quanto aos obstáculos que precisamos ultrapassar para atingir as metas.

Aguardo ansiosamente suas respostas para as três perguntas. Pode mandá-las para mim, agora mesmo, no endereço fire@empiricus.com.br (desculpe, eu sou das antigas e não uso Facebook, prefiro formas de comunicação mais discretas).

Não precisa escrever muito se não quiser. Respostas curtas sintetizam o que há de mais denso em nossas opiniões. Fica totalmente ao seu critério.

O mais importante é que você entenda exatamente o que é a Aposentadoria FIRE, e se ela faz sentido para os seus objetivos de vida.

Até porque não estamos falando aqui apenas de objetivos financeiros.

Se você se fizer capaz de se aposentar do jeito FIRE com 40 ou 49 anos, toda a sua qualidade de vida dará um salto exponencial, trabalhando apenas com o que gosta, fazendo seus próprios horários, sem ser escravo do dinheiro.

Independência financeira é isso: ganhar dinheiro, como aconteceu nessa última quarta-feira, sem ser escravo do dinheiro.

Até domingo que vem!
Rodolfo Amstalden

PS1. Não esqueça de enviar suas três respostas para mim, no e-mail fire@empiricus.com.br

PS2. Se quiser indicar a inscrição gratuita nesta série para algum conhecido, basta passar para o link https://lp1.empiricus.com.br/aposentadoria-fire/


Você está perdendo uma chance de ganhar dinheiro

Quer saber, em primeira mão, quais são as melhores oportunidades de investimento do momento? Libere aqui para receber as nossas notificações e não perca nenhuma chance.