Procuram-se LCAs e LCIs

Como encontrar as concorridas letras de crédito?

Caro Leitor,

Diante de um festival de notícias ruins para a economia neste ano, o investidor brasileiro recebeu uma novidade positiva esse mês.

O senador Romero Jucá retirou do texto da MP (medida provisória) 694 trecho sobre tributação em aplicações financeiras. O que significa que LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) continuarão isentas de imposto de renda. Pelo menos até o final de 2016.

O princípio da anterioridade, além de vários outros motivos, pode ter sido a principal razão desta desistência. O governo só consegue cobrar um novo imposto se aprová-lo no ano anterior.

O governo pretendia pegar a sociedade civil distraída para passar rapidamente o aumento em 2015, mas não teve sucesso, então o imposto só poderia ser cobrado em 2017. Assim, tenta agora evitar um desgaste maior de sua imagem com o povo brasileiro (missão impossível).

Quero comprar LCA e LCI, mas não encontro. Por que?

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Tenho escutado diversas pessoas comentarem que não encontram estes produtos disponíveis em seu banco ou corretora.

Para um banco emitir uma Letra de Crédito, seja do Agronegócio ou Imobiliário, buscando captar recursos de investidores, ele tem que possuir do outro lado um financiamento no respectivo setor, que case com o valor da emissão – o chamado “lastro”. E por fomentar estes setores, que são importantes para a economia brasileira, o governo concede o benefício fiscal.

Com a grande atratividade destes produtos, que possuem isenção de imposto de renda e garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), os investidores começaram a fugir dos micos dos bancos (títulos de capitalização, poupança, previdência, CDBs e Fundos DI de baixo retorno) e começaram a limpar as prateleiras dos bancos e corretoras atrás das letras de crédito. E a possível mudança na tributação acelerou esse processo.

Quem está procurando em seu banco comercial, principalmente nos grandes (BB, Caixa, Itaú e Bradesco), caso encontre, conseguirá taxas de retorno não muito atrativas, que rendem pouco mais do que um CDB do próprio banco.

Para quem nos acompanha, sugerimos a compra via uma corretora independente, que distribuem títulos de renda fixa de diversos emissores.

Dessa maneira, você pode encontrar letras de crédito de bancos de médio porte, que possuem bons ratings (notas das agências de risco) e que oferecem rentabilidade maior.

Reitero que não temos nenhum tipo de parceria, em termos monetários, com nenhuma instituição financeira. Como nossos leitores sempre solicitam sugestões de corretoras, e nossa missão é ajudá-los com seus investimentos, indico neste momento a Rico, a XP e a Clear.

Dica: se não encontrar o título que procura no site da corretora, ligue para eles, de preferência por volta das 10hs. Existe as possibilidades de não ter dado tempo de publicarem a oferta no site ou de verificarem com os emissores se possuem mais lastro.

Caso não encontre as letras de crédito também nas corretoras independentes, os CDBs e letras de câmbio de instituições de médio porte podem servir como alternativas, pois também oferecem bons retornos e possuem a garantia do FGC.

Aprenda a comparar a taxa de uma LCA/LCI com a de um CDB

Abaixo mostro uma fórmula para comparar a rentabilidade entre os títulos isentos de IR e os não isentos.

Taxa CDB = Taxa LCA / (1 – IR)

Ex: Uma LCA que paga 93% do CDI equivale à um CDB que paga quanto?

Taxa CDB (prazo até 180 dias) = 93 / (1 – 0,225)
Taxa CDB (prazo até 180 dias) = 120

Dessa forma, podemos concluir que uma LCA que paga 93% do CDI equivale à um CDB que paga 120% do CDI no período de até 180 dias.

Taxa CDB (de 180 a 360 dias) = 93 / (1 – 0,20)
Taxa CDB (de 180 a 360 dias) = 116,25% do CDI

Como podemos perceber com os cálculos, quanto maior o prazo, menor será a rentabilidade comparada ao CDB, pois o imposto de renda é regressivo.

cr-private-170216-03

Para fazer o cálculo contrário e descobrir, por exemplo, quanto uma LCA deve pagar para ter um retorno melhor que um CDB de 100% do CDI após 2 anos, pode-se utilizar a fórmula da maneira a seguir:

Taxa LCA = Taxa CDB x (1 – IR)
Taxa LCA = 100 x (1 – 0,15)
Taxa LCA = 85% do CDI

Onde consulto os títulos de renda fixa disponíveis nas corretoras?

Geralmente você não consegue visualizar os títulos distribuídos pelas corretoras sem ter uma conta aberta. Para não ter o trabalho de entrar em contato com cada corretora para descobrir, há um aplicativo para smartphones que promete entregar isso à você de maneira fácil, rápida e gratuita.

Novamente, não é uma propaganda paga, não recebemos nada por isso, mas acredito que o app poderá ser útil.

O app “Renda Fixa” permite a consulta de investimentos em várias corretoras. Assim já dá uma ideia de onde você poderá encontrar os títulos que procura.

No app você pode filtrar sua pesquisa por tipo de ativo e ordenar por taxa, vencimento e corretoras.

Abaixo mostro um print de uma das telas do aplicativo, onde ele lista as opções de LCAs pós-fixadas (% CDI) disponíveis nas corretoras.

crprivate-100216-03

Quero um rendimento maior que o da renda fixa

Para quem tem um perfil mais arrojado e aceita tomar riscos em busca de rendimentos maiores que os da renda fixa, recomendo para uma parte menor do patrimônio a compra das Melhores Ações da Bolsa.

O time de analistas da Empiricus vasculhou todas as ações da Bolsa em busca das grandes oportunidades do mercado e com grande potencial de valorização.

Um abraço e bons investimentos!

Walter

Conteúdo relacionado