Como economizar com apenas 30 minutos por semana

Especialista reúne três conselhos para você administrar seu tempo e parar de perder dinheiro

Como economizar com apenas 30 minutos por semana

O dinheiro ficou curto e acabou antes do fim do mês? Você sempre tem a sensação de que não sabe aonde foi parar seu salário? O extrato bancário te dá arrepios? Isso é sinal de que você precisa dedicar mais tempo à organização das finanças pessoais e parar de cair no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito.

“Não dedicamos o tempo necessário para cuidar das finanças pessoais. Assim como no trabalho, por exemplo, precisamos encontrar o momento do dia mais produtivo e focar na organização das nossas finanças”, diz Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus Research e responsável pelo relatório Programa de Riqueza Permanente.

“É necessário ter cuidado. Acompanhar sua rotina de gastos é fundamental para não acabar o dinheiro e sobrar mês. As pessoas precisam entender isso para nunca mais ficar no vermelho e cair em dívidas que acabam virando uma bola de neve”, completa Rodolfo.

O que fazer em 30 minutos para resolver sua vida financeira?

Anote gastos e investimentos

Você precisa de um lugar para organizar suas finanças. “A primeira coisa importante a se fazer é anotar suas informações de gastos e investimentos. Pode ser num caderninho old fashion, num documento de Excel cheio de macros, num documento de Word ou até em um aplicativo financeiro, que você encontra aos montes na internet”, orienta.

Se você preferir, baixe esta planilha e utilize para anotar seus gastos.

Leia

O segundo e importante passo é ler sobre o assunto. “Você precisa ler! Inteirar-se dos assuntos, ler jornais, ler um pouco sobre economia e finanças. Acompanhar a Empiricus, por exemplo. É fundamental que você saiba o que está acontecendo no mundo dos negócios”.

Saiba usar o home broker e o bankline

Finalmente, é muito importante conhecer as ferramentas de seu banco. Você precisa saber mexer no bankline e no home broker e conhecer as possibilidades que eles oferecem. Você deve questionar taxas de serviços. É essencial conferir preços de produtos sobre os quais você aprendeu quando leu sobre o mercado financeiro para não ficar “nas mãos” do banco e aprender a investir melhor seu patrimônio.

Administrar melhor seu tempo e dedicar 30 minutos por semana a organizar suas finanças trará resultados animadores. Primeiro, você deixará de sofrer para conseguir fechar o mês com saldo positivo. Além disso, evitará gastos desnecessários. Com dinheiro na conta, será possível pensar em investimentos. Investindo melhor, o dinheiro passará a trabalhar junto com você na construção de um patrimônio sólido.

Conteúdo relacionado