Contra a Corrente: o Ibovespa não tem problema com índice de liquidez

Rodolfo Amstalden refuta fala de Samy Dana sobre índice de liquidez do Bovespa, apresentada no programa Conta Corrente da GloboNews.
Compartilhe:

E aí, tudo bem?

Bom, na quarta-feira eu estava lá em casa sem fazer nada e decidi assistir o Conta Corrente, da GloboNews, apresentado pelo Samy Dana. Sou fã do Samy Dana. Um cara legal.

E também é o único programa de finanças, de economia. Se você gosta de finanças e de economia você não tem mais nada para assistir na TV, além disso.

Eu estava vendo o programa e eu realmente achei bem estranho esse trecho aqui em que o Samy Dana faz comparação da Bolsa americana com a brasileira e acaba falando isto aqui do Ibovespa:

“Agora do Bovespa, a última vez que eu fiz a conta, das 60 ações, menos de 40 tinham um negócio por dia. Então, não só o número é muito menor como também não tem liquidez. Então, às vezes você compra uma ação e você fica com o mico na mão”.

Bom, basicamente, eu não sou famoso igual ao Samy Dana e nem estou na GloboNews, mas eu não entendo de onde vem essa noção de que de 60 empresas do Ibovespa, 40 empresas têm um negócio por dia.

Uma empresa que negocia muito pouco dentro do Ibovespa, que é o principal índice de ações no Brasil, tem centenas de milhares de negócios por dia.

O Ibovespa é um índice que pode ter vários outros problemas, mas liquidez não é um problema para uma componente do Ibovespa.

Inclusive é um índice que é muito pautado em fluxo, muito pautado em liquidez.

Então, se você quiser comprar uma ação do Ibovespa, ao contrário do que o Samy Dana disse, você não vai ter um mico em termos de liquidez. Você vai conseguir comprar e vender essa ação em uma boa.

Leia mais: Estratégias de Warren Buffett para avaliar valor de ações

O mercado brasileiro tem muito a evoluir, está bilhões de anos atrás do mercado americano, mas também calma lá! Estamos melhores do que o Samy Dana deu a entender nesse Conta Corrente.

Conteúdo recomendado