Investir em um IPO é um bom negócio?

Assista ao vídeo e veja os comentários de Rodolfo Amstalden sobre investimentos na oferta pública inicial de ações de uma empresa

Como recomendação geral, eu não daria o meu primeiro passo na Bolsa comprando um IPO (Oferta Pública Inicial). Os riscos são naturalmente um pouco maiores. Aquela empresa nunca viveu em um ambiente de Bolsa. Talvez, seja uma companhia com muitos anos de estrada e, neste caso, o risco é aliviado.

A Magazine Luiza, quando fez o IPO, já era Magazine Luiza há muito tempo. Se é uma marca estabelecida e todo mundo conhece o negócio, isso acaba aliviando um pouco os riscos.

Mas, uma empresa que não é totalmente conhecida, às vezes, não tem uma história tão longa, não quer dizer que seja ruim. Pode ser que ela tenha começado há seis anos, tenha feito um bom trabalho e decidiu fazer o IPO. Pode ser um excelente investimento também.

Estou falando em termos gerais. Na média do que acontece.

De fato, quando você vai investir em um IPO, não tem muita informação da empresa. O que existe é um prospecto, que a empresa é obrigada a publicar, chamado “prospecto do IPO”, que é um “calhamaço”. Mas é um material que não vai te explicar o que é a empresa de fato.

Você vai aprender sobre a empresa como você aprende a andar de bicicleta: quando ela estiver andando.

Depois que ela estiver no jogo, quando estiver listada na Bolsa, você vai poder ouvir as teleconferências, olhar os PDFs com os resultados, ler notícias sobre a empresa… e é assim que você vai aprendendo, depois que ela estiver ali vivendo um ambiente de Bolsa.

E, óbvio, se você vai investir num IPO, você não tem esta experiência, esse histórico para te ajudar.

 

Veja também:
. Quem ganha com IPO´s?

 

Conteúdo relacionado