Como participar de um IPO?

Quando uma empresa faz um IPO, ela te dá a possibilidade de virar sócio. Seja participando da oferta ou comprando as ações depois da estreia.
Compartilhe:

IPO, (Initial Public Offering, em inglês) três letrinhas que estão em evidência no mercado brasileiro, depois de alguns anos bem mornos por aí.

O que quer dizer essa sigla?

Bom, estamos falando das Ofertas Públicas Iniciais de ações.

Na prática, quando uma empresa faz um IPO, ela te dá a possibilidade de virar sócio dela, seja participando da oferta ou comprando as ações depois da estreia.

Só neste ano, oito companhias como Camil, Hermes Pardini e Azul abriram seu capital na Bolsa e desde então, as ações de seis dessas empresas vêm subindo.

Como você deve se lembrar, com juros mais baixos a atratividade de ativos mais arriscados só cresce. E isso tem beneficiado diretamente a Bolsa.

Não é atoa, que tantas empresas estão interessadas em entrar na Bolsa de olho nessa demanda, não só dos investidores brasileiros, como também dos estrangeiros.

Você deve se perguntar: “Como é que eu faço para participar de um IPO?”.

Leia mais: ‘Flipar’IPOs é dinheiro fácil

O primeiro passo é ter conta em uma instituição participante da oferta e fazer a reserva, ou seja, a solicitação para a compra das ações.

Em seguida, você vai precisar estabelecer um preço máximo que você vai poder pagar caso a oferta, de fato, seja levada adiante. E atenção: só coloque o valor que você efetivamente poderá pagar.

Uma vez que o período de reserva é encerrado e a oferta é continuada, você não pode desistir da participação em um IPO.

E lembre-se de ter uma margem de garantia para poder cobrir a sua participação no IPO. Essa margem pode ser em dinheiro, mas também pode ser em outros investimentos, como títulos públicos, CDBs e até ouro.

É fundamental você conhecer bem uma empresa antes dela fazer um IPO.

Então, se você quiser saber mais sobre isso e sobre como a Empiricus vê os IPOs, eu sugiro que você acompanhe o relatório novo do Você Investidor, especificamente sobre o assunto.

Ah, pessoal, também não se esqueçam de se inscrever no nosso canal!

Conteúdo recomendado