Lula 2018 – O que o mercado pensa sobre isso?

Se você conhece o Warren Buffett, que é simplesmente o maior investidor de ações de todos os tempos, talvez você conheça também o pai do Warren Buffett. E não, não é o Howard Buffett, mas sim o pai dele intelectual, o cara que ensinou o Buffett a investir, que é o Benjamin Graham. Ele tinha uma frase muito famosa, que é “no curto prazo, o mercado é uma máquina de votar e no longo prazo ele é uma máquina de ponderar.”

Lula 2018 é uma possibilidade?

Ou seja, no curto prazo todo mundo fica votando em quem acha que deve ganhar e tal, e no longo prazo você faz mais ponderações, é um pouco mais racional e chega aí aos pesos e medidas das coisas. Eu acho que no Brasil está acontecendo o contrário.

No curto prazo a gente está ponderando demais. Ou seja, a gente está vendo se recorde faz sentido ou não, como é que vai ser, “calma lá… não é para tanta euforia” e a médio e longo prazo, sim, o brasileiro vai virar uma máquina de votos, porque a gente está entrando num ciclo eleitoral que eu acho que ninguém percebeu isso muito bem ainda. Pequena amostra: saiu a pesquisa da CNT aí, todas as manchetes falando sobre “ah, o Lula teria 20%, depois o Bolsonaro com 10%, depois o Doria com 2,5%, assim por diante…” e assim “ah, o mercado está com medo do Lula”.

mercado está com medo do lula em 2018?

Assim, sempre que você olhar para um jornal falando sobre o que o mercado pensa, o mínimo que você pode fazer é desconfiar. O jornal não sabe o que o mercado pensa.

O mercado não considera a hipótese do Lula na eleição mais, tá. Isso explica porque a gente atingiu o recorde nominal do Ibovespa. O Lula está fora da eleição. A questão agora é quem está DENTRO. E se você pensar em todas as hipóteses sobre quem pode estar dentro dessa corrida, das melhores às piores, você vai perceber que a bolsa tende a ir muito mais longe do que ela está agora. Então começa a pensar nisso, em quem são os candidatos de verdade e para de ler essas manchetes de jornal falando de Lula.

O mercado não está mais nem aí para o Lula.

Conteúdo relacionado