É hora de comprar Bitcoin?

O melhor momento para comprar Bitcoin depende de alguns pontos a serem considerados. Confira aqui quais são.
Compartilhe:

Toda semana eu recebo no meu email a seguinte pergunta: é hora de comprar Bitcoin? A resposta simples e direta é: sempre é hora de comprar Bitcoin. Por quê?

Porque começamos a olhar uma relação de assimetria, que se você comparar o Bitcoin com uma moeda como o real, ela é sempre convidativa.

Leia mais: Bitcoin é uma bolha?

O fato de o Bitcoin ser escasso faz com que ele tenha muito potencial de se valorizar frente às moedas tradicionais. Mas, existem alguns pontos que você sempre tem que levar em consideração para decidir se é o melhor momento para você comprar ou não.

O primeiro deles está ligado ao que chamamos de “spread“. Quanto que é mais caro comprar Bitcoin no Brasil do que é comprar, por exemplo, em dólares?

Em alguns momentos de euforia, dentro do mercado local, podemos ter o preço do Bitcoin em reais esticando, sendo que o preço do Bitcoin em dólar, está um pouco mais comportado.

Quando você faz essa comparação, se vê que está 20% mais caro comprar Bitcoin no Brasil do que fora, esse pode ser um momento de segurar a mão e não comprar.

Geralmente com 5%, 3%, pode ser um aumento legal. Isso é natural do Brasil.

Em segundo lugar, eu quero que pense o seguinte: se você quer entrar nessa festa das criptomoedas, nesse novo mercado, comprar Bitcoin é a porta de entrada, é o ticket para entrar nessa festa.

Da forma que o mercado está estruturado hoje, ele é basicamente a moeda que você vai usar para comprar todas as outras altcoins, que é como chamamos as moedas alternativas.

Leia mais: Guia das Criptomoedas: saiba tudo sobre Bitcoin e altcoins

E por último, um ponto de muita atenção.

Se você vai comprar o Bitcoin, ou uma outra criptomoeda, tem que lembrar que esse é um ativo que possui uma relação de risco e retorno como qualquer outro no mercado.

Ou seja, tem que lembrar que é um ativo arriscado, sim. Por isso, eu recomendo que você não exponha um pedaço muito grande do seu patrimônio, do seu portfólio às criptomoedas, que faça isso de forma consciente.

É como comparar com a pimenta que você coloca na tua comida. Se você gosta muito de pimenta pode até colocar bastante, mas uma hora vai começar a passar mal de tanto que colocou.

Pimentinha é sempre bom, é sempre hora de colocar pimenta na comida, mas sempre em doses moderadas.

Assim também é o Bitcoin para os seus investimentos.

Valeu, abraço!

Conteúdo recomendado