O que pensava KEYNES?

Rodolfo Amstalden responde o que pensava John Maynard Keynes, um dos maiores economistas da história. Confira aqui.
Compartilhe:

O Rodolfo Responde hoje vai responder à pergunta do leitor da Empiricus, o Artur, que também é membro do meu programa de Riqueza Permanente.

E o Artur perguntou para mim o que eu acho do Keynes.

Eu acho que o Artur é economista, né? Porque se ele fosse uma pessoa normal, ele iria me perguntar: “Rodolfo, como eu faço para ficar rico?”, ou “onde vai estar o dólar em fevereiro de 2018?“, mas ele virou para mim e perguntou assim: “Rodolfo, o que você acha do Keynes?”

John Maynard Keynes, um dos maiores economistas da história. Eu amo Keynes! Tem muitas histórias legais. Eu vou citar uma delas aqui.

Um dia perguntaram para ele: “Keynes, você pensa sobre a forma de palavras ou sobre a forma de imagens?”

O Keynes respondeu: “Cara, eu penso sobre a forma de pensamentos.”

Parece meio trivial essa resposta do Keynes, mas na verdade é brilhante, no sentido de que você não pode reduzir o pensamento a outras coisas. O pensamento é o pensamento, tão complexo quanto ele pode ser.

E eu tenho essa mesma visão sobre investimento. Então, você não pode achar que investimento é uma coisa parecida com investir, que é simular, que é brincar de investir.

Tem que encarar investimento como investimento, mesmo. É pôr a sua grana lá, ver se deu certo, se deu errado, perdeu, ganhou. Mas, é só assim que a gente aprende a investir.

Leia mais: Eu nunca vou te convencer a investir

É isso o que eu acho do Keynes, eu amo Keynes! Não confunda o Keynes com keynesianismo, são coisas diferentes. Tentaram transformar o Keynes em outra coisa, mas ele é um cara muito inteligente, muito legal.

Valeu?

Um abração, e semana que vem tem mais.

Conteúdo recomendado