Onde acessar boas informações financeiras?

Informações financeiras são fundamentais para todos os investidores, seja os que estão conhecendo o universo econômico, seja os já doutores no assunto. Assista ao vídeo do sócio-fundador da Empiricus, Rodolfo Amstalden, sobre o assunto.

Neste vídeo, você vai conferir:

. Dicas de livros sobre economia

. O que não ler em um momento de crise

E aí? Tudo bem?

Estou de volta hoje para falar sobre como acessar boas informações financeiras.

Informação financeira para você investir e cuidar da sua grana pode ser um perigo!

A minha grande recomendação nesse sentido é: se você quer ser um bom investidor, cuidar do seu dinheiro, fazer “a sua grana” se multiplicar: não leia jornais!

Deixa eu explicar isso…

Por que “não leia jornais”, Rodolfo?

Primeiro: eu dei aula de jornalismo econômico por um bom tempo, minha esposa é jornalista. Outros jornalistas trabalham aqui na Empiricus. Não tenho nada contra o jornalismo.

Inclusive admiro. Os jornalistas são necessários.

Mas, se você quiser investir, o jornal, particularmente, pode te atrapalhar muito mais do que ajudar.

Há duas exceções: se você não sabe absolutamente nada, aí, sim! Comece lendo jornais. Você não sabe nada! Você não vai fazer nada ainda! Está simplesmente mergulhando nesse mundo para se inteirar, conhecer palavras… conhecer expressões. Aí, os jornais “são ok”.

Se você sabe muito de investimentos, você tem que ler jornal. O Warren Buffet, maior investidor de ações do mundo, lê três jornais todo dia, na edição impressa, old school.

Mas, se você está entre essas duas coisas. Se você sabe um pouquinho, mas ainda não é um investidor experiente, não leia jornal!

Posso te dar um exemplo prático: se você tivesse passado a quinta-feira caótica, pós-delação da JBS, do Joesley, lendo os jornais, você veria um banho de sangue, porque os jornais ganham dinheiro com isso.

Eles querem que você clique fique clicando em posições de Bolsa, de renda fixa. Você venderia tudo desesperado, chorando e perderia boa parte do seu dinheiro induzido e influenciado pelas manchetes sangrentas dos jornais na quinta-feira.

Ali, era um dia de respirar fundo, não de ler jornal. Ficar longe da imprensa. Pensar exatamente o que você tinha investido em Renda Fixa, em Renda Variável e se a delação da JBS era a favor ou contra seu investimento a médio e longo prazo.

Você quer ler?

Ótimo! Ler ajuda muito a investir! Leia livros! E leia principalmente os clássicos!

Você pode pesquisar. Tem vários clássicos legais!

Tem dois que eu amo. São pilares aqui da Empiricus.

Black Swan, o Cisne Negro, do Taleb, e o livro do Daniel Kahneman, um psicólogo que ganhou o Nobel de Economia. A gente inclusive já trouxe o Kahneman aqui para o Brasil para dar uma palestra para os clientes da Empiricus. Eu amo esse livro. É um grande ativo para você aprender a investir.

Leia também a Empiricus! Se você gosta dos vídeos, lembre-se de se cadastrar no canal para acompanhar a gente toda semana.

Valeu, um abração!

Até semana que vem!

Se você gostou do vídeo, inscreva-se no canal da Empiricus no Youtube.

Leia também:
. O caminho mais curto

Conteúdo relacionado