Os três piores fundos de renda fixa do mercado

Há fundos que estão prejudicando muito o seu patrimônio porque começa a, realmente, perder da poupança. Antes mesmo de descontar o Imposto de Renda.
Compartilhe:

Você investe em algum produto de renda fixa do seu banco?

Se sim, as manchetes da semana passada estavam certas para você. De fato, você pode estar perdendo de lavada para a poupança.

Fique comigo até o fim e eu vou te contar três fundos de renda fixa que estão perdendo feio para a caderneta.

Bom, você já conhece o Regra de Três. Então, vamos começar com um fundo que está prejudicando muito o seu patrimônio porque começa a, realmente, perder da poupança. Antes mesmo de descontar o Imposto de Renda.

Leia mais: Os 3 princípios do investidor de fundos

É o “BB Renda Fixa Curto Prazo Estilo”. Tem esse nome bonito, né? Estilo, agência bonita, mas é um fundo com taxa de administração de 3% ao ano. Só para você ter ideia, rendeu 1,31% nos últimos 90 dias.

A poupança, no mesmo período, rendeu 1,54%. E olha que eu nem descontei o Imposto de Renda do fundo. Então, fundo número um: “BB Renda Fixa Curto Prazo Estilo”.

Fundo número dois: “Caixa Liquidez Renda Fixa Curto Prazo”. Uma taxa de administração absurda de 3,1%. Tínhamos 3%, agora temos 3,1% e pode piorar, espere o número três.

Bom, o Caixa Liquidez rendeu 1,29% nos últimos 90 dias. Lembra da poupança? Rendeu 1,54%. Imagina depois de descontar o imposto do fundo da Caixa!

Ou seja, você está saindo no prejuízo muito fácil, antes mesmo do Imposto de Renda.

Você quer saber o fundo número três?

Você, que é cliente do Bradesco, o fundo “Bradesco Renda Fixa Referenciado DI Hiperfundo” é o pior de todos. Um fundo gigante com taxa de 3,9% ao ano. Um dos fundos mais caros da indústria e um dos maiores, também.

Eles falam que sorteiam carros e sorteiam mesmo. Mas, isso aqui não é loteria, né pessoal? Isso aqui é investimento.

“Hiperfundo Bradesco” rendeu 1,09% nos últimos 90 dias, enquanto a poupança, você se lembra, rendeu 1,54%. Ou seja, um retorno pífio.

Agora, existe um fundo DI bom?

Eu continuo defendendo: não acredite nas manchetes que dizem que todos os fundos de renda fixa perdem para poupança. Alguns perdem? Perdem. Esses perdem? Perdem de longe! Mas, existe fundo DI bom.

Eu não estou aqui para fazer você assinar a Empiricus, nem nada. Eu só sou completamente contrária a fundos tão absurdos na indústria!

Existem fundos bons. Vou te falar onde estão: no BTG Pactual Digital, na Órama e na XP. E eu não estou ganhando nada para te falar isso. Nem do gestor, nem do distribuidor. Mas, lá sim tem fundo DI com taxa 0,2% ao ano.

Quer ver a rentabilidade de um? Nos últimos 90 dias, se você estivesse lá, teria tido um retorno de 2,04% contra 1,54% da poupança, que eu já falei.

“Ah, Luciana, tem que descontar o Imposto de Renda, né? Você sempre fala”.

Vira 1,58%. Continua ganhando da poupança.

Se você fica mais de dois anos em um fundo desse, 1,73%. Ou seja, de toda forma você está ganhando de longe da poupança.

Leia mais: A morte da renda fixa

É esse o recado de hoje. Hoje, é o dia que você vai migrar o seu fundo.

Gostou desse vídeo? Conhece algum amigo que está em algum desses fundos? Por favor, avise, alerte, marque aqui, para que ele também conheça esse recado tão importante.

Conteúdo recomendado