Qual o melhor título pra você?

Marília Fontes explica como funciona a dinâmica dos títulos do tesouro para que você escolha com segurança a melhor opção para o seu investimento.

Renda Fixa nada mais é que emprestar o seu dinheiro para alguém.

Em troca desse empréstimo, você vai receber seu dinheiro mais um juro no final do período acordado.

Esse juro pode ser pago em forma de títulos prefixados, títulos pós-fixados e títulos indexados à inflação.

Além da forma que você recebe os juros, tem outra variável extremamente importante em renda fixa, que é para quem você vai emprestar o seu dinheiro.

Nos vídeos passados, analisamos títulos emitidos pelo governo. O governo é tido como o emissor mais seguro da economia, pois, em uma situação de crise, ele ainda conseguiria honrar os pagamentos dos juros com emissão de moeda ou empréstimos de entidades internacionais, como, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mas, além do governo, as dívidas podem ser emitidas por bancos ou empresas. As principais emissões dos bancos incluem CDB, LCI e LCA e poupança, que já comentamos nos vídeos de pós-fixados.

As principais emissões de empresas incluem CRIs, CRAs e debêntures.

Hoje, vou falar sobre como escolher o melhor título de Renda Fixa.

O melhor título de Renda Fixa é aquele que mais vai se valorizar.

É aquele com maior potencial.

Mas o que é mais importante entender é que, como os ciclos econômicos variam, não necessariamente o que tem melhor potencial hoje vai ser o melhor amanhã.

Qual o melhor título para investir?

Por exemplo, num ciclo de alta da inflação, os títulos indexados à inflação terão a melhor performance.

Em épocas de queda da inflação e queda de juros, os títulos prefixados evoluem muito melhor.

Mas em épocas, por exemplo, de alta de juros de mercado, os títulos pós-fixados que vão ser o melhor. Simplesmente, porque eles vão te render Selic e não vão perder nunca.

Ou seja, nós temos que abandonar esse conceito de comprar o melhor título e deixar na gaveta até o vencimento.

Porque o melhor título hoje vai ter a melhor rentabilidade de curto prazo, mas ele também pode vir a ser a pior rentabilidade de amanhã.

Veja, por exemplo, esta tabela:

Nela, podemos ver a rentabilidade de cada título desde 2008 até 2016. Selecionei, para cada ano, o melhor título de Renda Fixa. E acumulei as melhores rentabilidades na coluna final, intitulada a “melhor escolha”.

Podemos perceber que a rentabilidade da “melhor escolha”, mesmo quando se desconta o Imposto de Renda, é bem maior que a rentabilidade acumulada de qualquer um dos títulos individuais.

Isso acontece porque alguns títulos têm período de rentabilidade negativo. Por exemplo, em 2013, que tivemos um ciclo de alta de juros, quase todos os títulos expostos aos juros tiveram rentabilidades negativas.

Se, por outro lado, você investiu na gestão ativa, trocando os títulos ao longo dos anos, de forma a se posicionar sempre no melhor, você teve uma rentabilidade de cerca de 270% do CDI. Um rendimento excepcional, que nunca seria alcançado investindo em apenas um título.

Investir tendo alguém para te alertar sobre a melhor hora de comprar e vender títulos?

No “Empiricus Renda Fixa“, vamos fazer exatamente este trabalho, estudar bastante o cenário macroeconômico e decidir qual o melhor título de Renda Fixa do momento.

Pode ser que a gente não consiga acertar 100% das vezes o melhor título, e isso é normal! Mas a gente conseguir chegar bem perto é o mais importante.

Lucro de 170% do CDI!

Por exemplo: no ano de 2016, alcançamos uma rentabilidade acumulada de 170% do CDI. Excelente, não é? O melhor título de Renda Fixa nesse mesmo período rendeu 29%. O nosso retorno foi de 24%. Foi bem parecido. O CDI desse mesmo período foi de apenas 14%. Ou seja, chegamos muito próximo da rentabilidade do melhor título.

Enquanto isso, a gente também teve períodos de exposição menor do que a exposição geral do mercado, porque a gente decidiu ser mais conservador. Porque eram épocas em que o cenário econômico podia mudar.

Ou seja, a gente correu menos risco.

Então, no Empiricus Renda Fixa, nós vamos te alertar exatamente sobre a hora de comprar e vender os títulos.

Basta acompanhar os relatórios semanais e os alertas por e-mail quando for relevante.

Espero que vocês tenham gostado das dez aulas sobre Renda Fixa.

Agora vocês têm todos os instrumentos que precisam para fugir das ciladas e aumentar muito o retorno da sua carteira.

Obrigada!

Conteúdo relacionado