Renda Fixa: posso diversificar minha carteira?

Entenda como diversificar para ganhar mais e melhor. Quem explica é o consultor de investimentos e planejador financeiro Walter Poladian.
Compartilhe:

Colocar 70% da carteira em Renda Fixa significa deixar tudo no Tesouro Direto ou posso diversificar?

Os títulos do Tesouro Direto são os mais seguros. São aplicações que você consegue encontrar a qualquer hora.

Com valores baixos, a partir de R$ 30, você pode aplicar a qualquer hora e tem a garantia de recompra do Tesouro Nacional todo dia. Ou seja, você tem liquidez em um ativo seguro.

Lógico que nas debêntures você consegue ter um retorno maior e poderia ter delas na sua carteira, na sua alocação de Renda Fixa.

Mas eu recomendaria sim valores um pouco menores. Até porque, se você precisar vender essa debênture antes, você depende da sua corretora. Ela pode cobrar uma taxa, um spread sobre o que está sendo oferecido no mercado. Não é tão transparente quanto é no Tesouro.

Comparando com LCI e LCA, geralmente você vai comprar de um banco de médio porte, a liquidez é só no vencimento. A maioria das LCIs e LCAs tem a rentabilidade atrelada ao CDI, à taxa de juros…agora, a gente espera um grande ciclo de queda de juros no país, que já começou, de 14,25% já caiu pra 14% (atualmente em 11,25%)… até o final do ano que vem, a gente espera que esteja em torno de 10% ao ano.

A gente tem preferido, na carteira de Renda Fixa, alocar em títulos de longo prazo indexados à inflação ou prefixados.

Conteúdo recomendado