4 erros que o investidor iniciante comete.

Será que você comete algum deles?

Todo mundo investe querendo ganhar dinheiro. Mas a verdade é que muitos investidores não têm uma estratégia, não sabem montar uma carteira diversificada e acabam passando sufoco. Este é o seu caso?

Então, aposto que você comete ao menos um dos 4 primeiros erros mais comuns dos investidores que vamos mostrar a seguir.

O mercado financeiro é um sistema complexo. Quando se olha o dia a dia do mercado, pode-se concluir que os movimentos são aleatórios.

1 - Acreditar que compreende o mercado

entenda aqui

Por outro lado, quando se analisa ano a ano, pode parecer que o mercado segue uma direção bem determinada, até previsível. Na realidade, a verdade está em algum lugar no meio dos dois.

2 - Acreditar que tudo era óbvio.

Quando um analista indica uma ação e no fim ela sobe mesmo, é possível acreditar que esse investimento era uma obviedade. Porém, isso não é necessariamente verdade.

Esse é o tipo de conclusão que muitas vezes leva a erros no futuro. O erro é achar que existem indicações certeiras e esquecer que em renda variável há risco.

saiba mais

Não tenha medo da volatilidade. Há quem passe horas na cama tentando dormir enquanto pensa no que tem para fazer amanhã e em como estão suas aplicações.

3 - Dormir mal por causa da volatilidade

Investidores de longo prazo não estão preocupados com o amanhã. Suas ambições dizem respeito apenas ao depois de amanhã.

entenda melhor

Quem fica esperando para comprar no momento mais barato e vender no momento mais caro acaba dormindo no ponto e perdendo oportunidades.

4 - Esperar o ‘timing perfeito’ para investir na bolsa

E ainda existem outros 4 erros que os investidores iniciantes cometem, sabia?

E aí, se identificou com alguma dessas mancadas?

veja aqui