Entenda qual será a próxima fase do bear market e saiba como proteger seus investimentos.

Bear market, guerra entre duas potências que impactam diretamente a economia global, risco de recessão batendo à porta nos Estados Unidos e na Europa, China passando por maus bocados…

Não é novidade pra ninguém que a situação econômica global é delicada e inspira cuidados.

Tudo isso depois de uma pandemia que derrubou a atividade econômica do mundo.

O sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, comentou qual é a tendência histórica de um bear market e deu recomendações para proteger seus investimentos e ter a chance de lucrar.

Felipe explica que um bear market - expressão que caracteriza tendência de baixa constante e pessimismo do mercado - geralmente apresenta dois momentos.


No primeiro, ocorre uma revisão de preços das ações para baixo, também conhecida como de-rating.

Na prática, o mercado revisa os múltiplos que definem o preço das ações.

Agora, uma nova fase do bear market está próxima…

Este cenário já ocorreu, com o índice P/L do S&P 500 (quinhentas maiores empresas da bolsa americana) caindo cerca de 20%.

“Quando há recessão, a estimativa de lucro cai em média 20% também. Isto ainda não ocorreu. Me parece bastante razoável supor que vai haver uma segunda pernada de baixa”, afirma Felipe Miranda.

Mas é possível proteger seus investimentos e, ao mesmo tempo, aproveitar a chance de lucro com valuations atrativos da B3.

Leia a matéria completa com a recomendação para proteger seus investimentos

Veja na matéria a operação recomendada por Felipe Miranda que já apresentou resultados positivos, e pode se mostrar uma grande opção para proteger seus investimentos e lucrar na próxima fase do bear market.

Clique para ler o conteúdo completo