imposto de renda: 5 dicas para não cair na malha fina

 Conheça as principais dicas para evitar essa situação.

Preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda é sempre uma preocupação para todos. Isso acontece porque se a Receita encontrar alguma inconsistência nas informações enviadas, a declaração do IR pode cair na famosa "malha fina". 

Documentação

É importante ter toda a documentação correta no momento de declarar o IR. Todos os documentos pessoais, comprovantes de rendimento e declarações devem ser cadastrados. Além disso, também é preciso se atentar na documentação dos dependentes. 

Rendimentos

Que os rendimentos precisam ser declarados, todos sabem. No entanto, os rendimentos isentos de taxas também devem estar presentes na declaração. 

Valores

No momento da declaração é preciso que todos os valores estejam descritos corretamente, desde os valores dos bens possuídos até o saldo nas contas bancárias. 

Digitação 

Erros não são tolerados. É necessário checar todos os dados antes de finalizar a declaração, além disso, é importante tomar muito cuidado com pequenos erros de digitação. 

Dependentes 

Os dados dos dependentes devem estar corretos e todos os rendimentos devem ser declarados. É importante ressaltar que uma pessoa só pode ser declarada como dependente uma única vez. A mudança deste ano é que deve constar o endereço dos dependentes na declaração.

Quer saber como declarar seus investimentos da melhor forma?

Clique aqui e Baixe grátis o Guia  de Imposto de Renda 2022