Imagem: iStock/ caio acquesta
A B3 (B3SA3) divulgou os dados operacionais do mês de dezembro de 2025, com crescimento em praticamente todas as linhas reportadas frente a novembro.
O volume médio diário no mercado de derivativos chegou a 10,1 milhões de contratos, com alta mensal de +8,8%, ajudado principalmente por contratos de taxas de juros, que mais do que compensaram a forte queda observada em futuros de criptoativos. A receita por contrato também cresceu (+6,4%), com contribuição positiva tanto de derivativos de taxas de juros como câmbio. Por fim, o volume de emissões de derivativos de balcão cresceu +13,3%.
Em Renda Variável (mercado à vista, termo e futuro de ações e mercado de opções), o volume financeiro diário aumentou +4,3%, para R$ 30,5 bilhões, com progresso nos três segmentos. Para fechar, vale destacar também o forte aumento de +34% em emissões de renda fixa, mostrando mais uma vez os benefícios da diversificação.
Mesmo em um ambiente difícil, com juros elevados e deslistagem de várias empresas, os dados mensais mostraram crescimento na reta final de 2025, o que reflete o aumento do número e da atratividade das soluções oferecidas pela B3, além de um maior interesse nos ativos brasileiros diante do fluxo para mercados emergentes e perspectiva de cortes da Selic em 2026.
- Inscrições abertas: participe do ‘All In’ e saiba como buscar lucros explosivos em nova oportunidade que pode multiplicar patrimônios em 600 vezes