Imagem: iStock/ phongphan5922
A semana foi marcada pelo shutdown nos Estados Unidos que adiou indicadores importantes da economia norte-americana, como o payroll. No entanto, a paralisação não impediu novas máximas históricas dos índices S&P 500, Nasdaq e Dow Jones.
Por aqui, o Ibovespa encerrou a semana em queda de 0,8%, puxado pelo momento ruim do petróleo, que derrubou ações do setor, e preocupações fiscais. O analista macroeconômico da Empiricus, Matheus Spiess, falou mais sobre o assunto em sua newsletter diária Mercado em 5 Minutos.
Para que você fique por dentro do que movimentou a bolsa nos últimos dias, compilamos as matérias mais lidas do site da Empiricus na semana. Confira:
Petroleiras deram o que falar: PETR4, PRIO3 e mais
Com a queda de 8% do petróleo na semana, as petroleiras ficaram em evidência. Falando nelas, qual é a melhor opção para investir entre Petrobras (PETR4), PetroReconcavo (RECV3), Prio (PRIO3) e Brava Energia (BRAV3)? O analista Ruy Hungria, da Empiricus, vê atratividade em duas. Confira nesta matéria.
Outro assunto relevante foi a aprovação pelo Ibama da Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada na Foz do Amazonas, um passo a mais para a Petrobras iniciar a exploração na Margem Equatorial. Saiba o que falta para o início das atividades aqui.
A Prio (PRIO3) também recebeu um sinal verde importante: o colegiado da ANP aprovou a cessão de 40% dos campos de Peregrino e Pitangola, até então pertencentes à Equinor, para a petroleira. Veja mais detalhes.
Moura Dubeux (MDNE3): Prévia operacional e parceria com Direcional (DIRR3)
Outro destaque da semana no site da Empiricus foi a Moura Dubeux (MDNE3), que trouxe mais notícias positivas. Vale destacar que os papéis da incorporadora sobem mais de 160% em 2025.
Primeiro, a companhia anunciou uma parceria com a Direcional (DIRR3) para consolidação do mercado no Nordeste. Veja mais sobre o acordo entre as incorporadoras neste link.
Além disso, a Moura Dubeux também divulgou a prévia operacional referente ao terceiro trimestre (3T25), que mostrou que o ritmo de crescimento segue em destaque. Confira a análise do analista Caio Araujo sobre os números.
Ainda no setor, os fundos imobiliários também apresentaram novidades na semana – entre eles, XPML11 e HGLG11. Veja o que movimentou o mercado de FIIs aqui.
Outubro ‘chegou chegando’: confira a carteira de ações, a agenda de dividendos e mais
As carteiras mensais da Empiricus foram atualizadas para o mês de outubro. Entre elas, a de 10 ações, que trouxe novidades importantes, como as saídas de Suzano (SUZB3) e Grupo SBF (SBFG3) para as entradas de Rede D’Or (RDOR3) e Direcional (DIRR3).
Entenda o racional por trás das trocas e saiba como ficou a carteira completa neste link.
Os investidores focados em proventos também se organizam para saber detalhes sobre os pagamentos. Por isso, publicamos a agenda de dividendos de outubro completa. Spoiler: Itaúsa (ITSA4), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), B3 (B3SA3) e Ambev (ABEV3) estão entre os pagadores.
Outubro também é tradicionalmente um mês favorável para o mercado de criptomoedas. Nos últimos 10 anos, em 9 o bitcoin apresentou valorizações no mês. Será que dessa vez vai ser diferente? Os especialistas Marcello Cestari e Henry Didio Sasson comentaram sobre o assunto.
Para ficar por dentro de outras matérias que saíram no site da Empiricus, clique aqui.