Calendário de Renda - veja quais ações pagam dividendos em janeiro

Não há nada melhor do que começar o ano com mais dinheiro no bolso. Para te ajudar nessa missão, separamos o nome de 10 ações que pagam dividendos aos seus acionistas em janeiro deste ano
Calendário de Renda - veja quais ações pagam dividendos em janeiro

Viver de renda talvez seja um dos desejos mais profundos de todo brasileiro. Em um país caótico e complicado como o nosso, não existe nada mais atraente do que o pensamento de poder ter várias fontes de renda extra pingando na sua conta todos os meses, capazes de arcar com todas as suas despesas e ainda sustentar as mais diversas vontades e desejos que você tenha.

Especialmente em épocas tão difíceis como a que passamos no ano passado e, ao que tudo indica, também no início deste ano. 

A pandemia e o lockdown provaram que ter diversas fontes de renda independentes do seu trabalho é fundamental. 

Ainda mais com a taxa de juros na sua mínima histórica de 2% ao ano.

Hoje, se você não quer perder o seu poder de compra para a inflação e nem passar aperto em situações delicadas, você precisa buscar investimentos lucrativos que te permitem, ao mesmo tempo: 

  • Multiplicar o seu dinheiro; e

  • Ter rendimento constante visando futuras emergências.

Para atingir esse objetivo, nada melhor do que ter acesso a ações boas pagadoras de dividendos, que podem gerar um retorno líquido de 6% a 7% ao ano - equivalente a mais de 200% do ganho da renda fixa tradicional.

Isso sem contar a valorização que esses ativos podem te dar ao longo do tempo.

Então, se você é um desses milhares de brasileiros que sonham em obter renda extra por meio dos dividendos pagos por empresas listadas em Bolsa, listamos o nome das ações que pagarão proventos para os seus acionistas em janeiro de 2021.

Saiba que a lista que será passada aqui para você hoje não são recomendações de compras dos nossos analistas, ela tem caráter informativo apenas. 

Caso você queira saber quais das dezenas de empresas que você verá aqui hoje são, de fato, boas oportunidades, leia até o fim, porque temos um presente especial. 

Para você que não sabe o que é uma pagadora de dividendos, pode ficar tranquilo, pois é bem simples de entender.

Existem, basicamente, dois tipos de empresa na Bolsa: 

  1. Aquelas que distribuem os seus lucros regularmente aos seus acionistas (pagadoras de dividendos); 

  2. E aquelas que reinvestem esse mesmo lucro na própria empresa para acelerar o seu crescimento.

Via de regra, as empresas que pagam dividendos, além de serem mais maduras, são companhias mais consolidadas e resilientes aos períodos ruins.

Já as ações de empresas menores costumam reinvestir o seu lucro na própria companhia para acelerar o seu crescimento.

Entendida essa parte, vamos ao calendário de janeiro:

DIA 07

Hypera SA (HYPE3) 

No passado, a antiga Hypermarcas era um grande conglomerado de empresas, mas, desde a bem-sucedida mudança de perfil para Pharma (fabricação de medicamentos), os níveis de retorno (margens e retorno sobre o capital investido) e perfil (resiliência e recorrência da demanda) embarcaram a empresa para outros patamares, o que, aliado aos níveis de preços atuais (valuation), deixa alguns analistas bem otimistas com esse papel.

Banco Bradesco (BBDC3 e BBDC4) 

A carteira de crédito do banco cresceu no trimestre sustentada pela expansão nas linhas de empréstimos para pessoas físicas e pequenas e médias empresas. 

Em termos de qualidade do crédito, a inadimplência sofreu retração no trimestre, mostrando boa evolução na linha, e o índice de cobertura atingiu o seu maior nível histórico. 

Do lado dos serviços, o banco mostrou melhora, mas houve retração em relação ao 3T19. As menores receitas com cartões, administração de recursos e operações de crédito são uma nova realidade com a qual os grandes bancos terão que lidar e compensar com outras fontes de receita. 

Esperam-se provisões menores com a melhora do cenário econômico indo adiante. Nos preços atuais, BBDC4 negocia a 7,8 vezes P/L.

DIA 08

BMF BOVESPA (B3SA3)

Em 2020, vimos todos uma verdadeira enxurrada de novos CPFs na Bolsa. De repente, o país do futebol começou a falar sobre investimentos. Não é para menos, afinal, com as taxas de juros em suas mínimas históricas, os moradores da terra canarinha foram obrigados a buscarem nas ações rendimentos superiores aos míseros 2% da renda fixa.

As ações desta companhia são uma verdadeira divisora de opiniões. 

De uma lado, alguns especialistas afirmam que ela é um papel superestimado, pois não tem concorrentes no setor, e quando tiver, poderá perder uma fatia significativa do mercado.

Por outro lado, outros acreditam que, mesmo com concorrência, será difícil competir com a B3, e que por isso, ela continua um papel atraente.

DIA 12

Petrobras Distribuidora (BRDT3) 

A forte presença dos postos da BR em cidades do interior (onde as restrições de mobilidade urbana foram menores na pandemia) acabou beneficiando, em termos relativos (já que o setor como um todo foi bastante impactado), os seus volumes vendidos. 

Os resultados do segundo e terceiro trimestres de 2020 foram surpresas positivas. A participação de mercado (market share) da empresa vem sendo gradualmente recuperada após anos de perdas para os postos de bandeira branca (independentes), de acordo com os dados setoriais. 

Após a primeira etapa de otimização dos patamares de eficiência (resultado dos cortes do legado de empresa estatal, com redução de folha, número de subsidiários, entre outros), possivelmente o foco da segunda fase será a busca da excelência operacional, no sentido de fechar ainda mais o “gap” (diferencial) com os competidores. 

Isso deve ser feito por meio da implementação de sistemas de pricing regional, uso dos direitos de nome para destravamento de valor (marca), softwares de gestão integrados, otimização da produtividade das áreas de vendas e novas contratações de peso. 

De agora em diante, as expectativas são mais animadoras e devem ajudar na performance das ações. 

DIA 20

Banrisul (BRS3, BRS5 e BRS6)

Fundado em 1928, o Banrisul é o principal agente financeiro do governo do estado do Rio Grande do Sul, que é seu controlador com 49% da base acionária. 

O banco se destaca por ter uma forte exposição ao crédito consignado e pelos empréstimos para capital de giro. Sendo a instituição muito regional, a carteira do banco é direcionada a produtos menos arriscados, historicamente com menor inadimplência, atendendo à economia da região, focada no agronegócio. 

Por fim, o Banrisul mantém uma relação preço/lucro abaixo daquela dos pares de mercado, hoje negociando ao redor de 4 vezes Price to Earnings (contra 6 vezes do setor), além disso ele mantém um carrego atrativo de 9% de dividend yield. Sua posição poderá aumentar a resiliência da sua carteira em meio à pandemia do novo coronavírus, além de ser uma verdadeira barganha capaz de se beneficiar desse seu discrepante desconto.

Ser Educacional (SEER3) 

Em setembro do ano passado, fomos surpreendidos com as notícias envolvendo o interesse da Yduqs (YDUQ3) e da Ser Educacional (SEER3) na aquisição da operação brasileira da Laureate, companhia americana dona das faculdades Anhembi Morumbi e FMU. 

Infelizmente para a empresa, esse processo falhou. Mas isso já é página virada, já que a companhia pode não ter levado as operações do grupo, mas conseguiu R$ 180 milhões pela multa de rescisão do acordo, dinheiro que usou para adquirir, da Ânima Educação (ANIM3), a Sociedade Paraibana de Educação Cultural (Aspec) e a Sociedade Capibaribe de Educação e Cultura (Socec).

A empresa também garantiu direito de compra de três instituições de ensino superior da Laureate Brasil: o Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), o Centro Universitário FADERGS e o Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR).

Na atualização da tese de investimento da Ser Educacional, a Ativa Investimentos disse que as três instituições, por estarem bem localizadas e possuírem vagas em medicina, são “estrategicamente interessantes” à companhia.

Mesmo com sua atual posição de caixa, que dificulta grandes operações de compra de ativos sem a necessidade de captar dívida, a corretora acredita que a Ser Educacional pode fechar aquisições importantes pela frente.

“Apesar dos riscos de governança e da alta concentração das instituições de ensino superior no Nordeste (81%), vemos um valuation muito atrativo e um nível saudável de alavancagem, que permitirá que a empresa realize aquisições importantes em 2021”, disse o analista Leo Monteiro, em relatório divulgado na terça-feira.

No longo prazo, a empresa deve aproveitar as oportunidades que o setor de educação tem a oferecer.

DIA 22

Tim SA (TIMS3)

Apesar do momento de mudanças estruturais do setor de telecom brasileiro, dada a consolidação do segmento móvel com a venda da operação da Oi e a criação da InfraCo, que faz da TIM uma das principais beneficiadas (sinergias de gastos e despesas e investimentos, além do fechamento do mercado para potenciais novos entrantes). 

A Tim tem sido vocal a respeito das sinergias obtidas com a aquisição da unidade móvel da Oi (a ser aprovada por Cade e Anatel) - sendo a maior beneficiada - e as ações da companhia (TIMS3) negociam em patamares extremamente baixos em comparação com o IBrX 100 (IBX, índice de ações brasileiro mais amplo que o Ibovespa)

DIA 26

Industriais Romi (ROMI3)

A Romo produz máquinas para diversas fábricas. Em tese, com a melhora econômica e o avanço do PIB, devemos observar um aumento da demanda por esses produtos. 

Com o avanço do consumo, as grandes empresas voltam a gerar caixa e priorizam os investimentos, como a renovação em seus parques fabris.

Como uma das principais empresas do segmento e fornecendo diversos tipos de máquinas, a empresa aproveitou o momento de crise para fazer investimentos em automação e ganhar capacidade.

DIA 29

Smiles Fidelidade (SMLS3) 

Smiles é uma plataforma de viagens e programas de fidelidade controlada pela família Constantino. 

Uma empresa que, em novembro de 2020, atingiu 92% do faturamento total obtido exatamente um ano antes tem tudo para ser uma para ser uma excelente companhia, certo?

Errado.

Smiles, por si só, é sim uma excelente companhia, mas, infelizmente os seus controladores tentaram no passado, e continuam tentando, incorporar a empresa de fidelidade Gol, que, por sua vez, não é um papel tão interessante assim. 

Essas integrais fazem com que o papel e, consequentemente, os seus acionistas sofram constantemente.

DIA 31

Locamerica (LCAM3) 

O ano para a vendedora de seminovos começou bem. Por meio de um comunicado ao seus acionistas, revelou que no dia 04 de janeiro integraria o Ibovespa.

Isso pode dar mais visibilidade para a empresa tanto nos cenários nacional e internacional.

Será pago, no mês de janeiro, o montante total de 140,2 milhões em juros sobre capital próprio para os seus acionistas.

Quer dizer que você deve ter todas essas ações na sua carteira hoje? 

Não!

Saber quando um ativo vai te pagar dividendos/proventos não é suficiente para formar a sua carteira de renda.

Então como saber quais são as melhores e mais rentáveis pagadoras de dividendo?

Esse é um grande problema encontrado pelos investidores pessoas físicas, uma vez que diversos fatores precisam ser analisados para separar as boas oportunidades das grandes frustrações.

Sabemos que você provavelmente não tem tempo para estudar todos os aspectos que envolvem a escolha das melhores ações pagadoras de dividendos, afinal, você tem os seus afazeres diários com os quais se ocupar.

Imagine quanto tempo levaria para analisar mais de 530 ações e tudo que envolve cada uma delas para decidir quais são as melhores para se investir? 

Seria humanamente impossível fazer tudo isso sozinho(a). Mas e se nós te disséssemos que existem, neste momento, mais de 30 especialistas analisando todas essas oportunidades diariamente para você? 

Saiba quais são os 14 ativos com maior potencial de gerar renda extra todos os meses em 2021

Sergio Oba, especialista de ações pagadoras de dividendos da Empiricus decidiu fazer algo especial para que você possa começar 2021 com renda extra mensal caindo na sua conta:

Ele quer liberar para você TODOS os ativos da sua carteira com boas pagadoras de dividendos a fim de ajudar os leitores da Empiricus a começarem 2021 com renda extra no bolso.

Dessa forma, você estará mais do que preparado caso aconteça algum imprevisto indesejado ao longo do ano. E, caso não aconteça, poderá ter mais liberdade e dinheiro no bolso para perseguir os sonhos, realizar viagens ou comprar aquilo que você sempre desejou.

Você pode clicar aqui e acessar agora todos os conteúdos, além de conferir quais são as ações pagadoras de dividendos que integram a carteira de Sergio Oba.

Além disso, você terá acesso a tudo que envolve esta carteira, como: 

  • Relatórios;

  • Aulas sobre como fazer suas primeiras operações na Bolsa;

  • Plantões de dúvidas; e 

  • Muito mais. 

Tudo isso sem pagar nada em um primeiro momento.

Se, dentro dos 7 dias de degustação, você decidir que não quer ficar com nenhuma carteira, não tem problema, basta entrar em contato e cancelar. Mas, se você quiser permanecer e colocar a estratégia em prática, você não vai pagar o preço cheio da assinaturas.

Quer ver?

Para ter acesso anual ao Vacas Leiteiras, você precisaria desembolsar uma quantia de R$ 216.

Mas você não vai pagar isso. 

Entrando agora, você vai pagar somente 12x R$ 5. Totalizando R$ 60,00 - com desconto de 5% no pagamento à vista.

Estamos falando de uma economia de R$ 156,00, que você pode utilizar para começar a investir em ações pagadoras de dividendos e começar a receber seus primeiros pagamentos de renda adicional.

QUERO ACESSAR A CARTEIRA POR 5 REAIS MENSAIS

Mas atenção: 

Esta é uma condição especial válida somente nesta página. Caso você queira assinar a série depois, terá que pagar o preço cheio por ela. Portanto esta é uma oportunidade única. E como um bom investidor, você deve saber o que fazer quando encontra uma oportunidade única.

Clicando no botão abaixo você libera automaticamente um ano de acesso: 

  • Às carteiras "Vacas Leiteiras" e "Bezerras Leiteiras";

  • Aos Plantões de Dúvidas;

  • Ao grupo exclusivo no Telegram; e

  • Às publicações semanais.

A Empiricus tem hoje um exército de mais de 300 pessoas cujo único objetivo é fazer você investir melhor. Todas elas trabalhando para você.

Tudo isso por apenas 12x R$ 5. 

Essa pode ser a melhor chance que você terá de entrar em 2021 com pagamentos programados para cair na sua conta todos os meses, semanas e quem sabe até dias.

Não perca a chance, destrave os seus 7 dias de acesso livre às duas carteiras, clicando no link abaixo:

LIBERAR DEGUSTAÇÃO DE 7 DIAS