Investimentos

Copy trade: como personalizar a estratégia ao seu perfil e investir com segurança

O copy trade permite replicar estratégias profissionais de forma automatizada; veja como escolher a estratégia de acordo com o seu perfil

Por Equipe Empiricus

19 jun 2025, 12:00

copy trade day trade trading

(Imagem: Canva Pro)

Quem está começando no universo do trading tem encontrado nas plataformas de copy trade uma alternativa para aprender com quem tem experiência no mercado financeiro. Esse tipo de operação facilita a entrada no mercado financeiro e simplifica as operações, uma vez que tudo o que um trader experiente faz pode ser replicado de forma automatizada na conta do usuário.

Deste modo, é fácil entender porque o mercado de copy trade vem crescendo, sobretudo entre quem não tem muito tempo disponível ou conhecimento nessa área.

Por outro lado, o copy trade também traz a oportunidade de diversificar o portfólio de quem já está no mercado. Então, seja um investidor iniciante ou já experiente, será que o copy trade é para você?

Plataformas de copy trade aliam expertise, diversificação e geração de renda passiva

O copy trade é uma estratégia por meio da qual o investidor replica automaticamente as operações de um trader mais experiente em tempo real. Ou seja, na prática, você não precisa realizar ordens de compra ou venda – com apenas um clique, você copia as movimentações de outro investidor.

Para isso, é necessário se cadastrar em uma plataforma de copy trade — sempre com atenção redobrada para optar por uma opção confiável, certificada e reconhecida no mercado. 

Na sequência, você deve escolher o trader que será copiado. Isso porque as plataformas trazem os perfis de diferentes profissionais para serem escolhidos, com histórico de performances, nível de risco, tempo de atuação, quantidade de copiadores e métricas de rentabilidade.

Em outras palavras, você seleciona o investidor cuja estratégia será copiada. Por isso, é fundamental escolher alguém com um perfil compatível com o seu, especialmente em relação ao nível de risco que você está disposto a assumir.

Após escolher o profissional, o próximo passo é definir quanto do seu capital será destinado ao copy trade. É essencial também configurar um limite diário de operações, garantindo maior controle sobre os riscos.

A partir daí, basta acompanhar pela plataforma: todas as operações feitas pelo trader escolhido serão replicadas automaticamente na sua conta, de forma proporcional ao valor investido. Lembre-se de que ajustes na estratégia podem ser necessários de tempos em tempos.

Ao replicar a prática de investidores profissionais, você tem acesso a toda expertise de pessoas com conhecimentos avançados, ampliando o seu potencial de ganho. Uma boa alternativa é copiar a estratégia de traders que negociam diferentes tipos de ativos, trazendo diversificação para o portfólio e minimizando riscos. 

Vale destacar que é possível fazer copy trade em diversos mercados, incluindo o de câmbio, criptomoedas, ações, commoditiesíndices e, até mesmo, no mercado futuro.

Copy trade oferece alternativas para todos os perfis de investidor

O copy trade é uma operação que inclui riscos. Ninguém acerta sempre e pode não ser fácil manter o desempenho positivo. Por isso, o sucesso obtido por traders experientes no passado não serve de garantia para resultados futuros.

Mas isso não significa que apenas investidores arrojados podem optar pelo copy trade. A escolha do profissional e da estratégia utilizada por ele pode ser personalizada para se alinhar a diferentes níveis de tolerância ao risco

Confira a seguir as características de cada perfil de investidor e de que forma o copy trade pode se encaixar em cada um deles.

Perfil conservador

Tem como foco a segurança do capital, evitando as variações do mercado. Sendo assim, prefere investimentos com baixo risco, mesmo que a rentabilidade seja menor. Por estas peculiaridades, prefere alternativas como Tesouro Direto, CDB e fundos de renda fixa

Mas esse investidor também encontra opções no copy trade, podendo replicar a estratégia de traders com histórico de consistência, estratégias defensivas, focadas na preservação do capital, ganhos graduais e risco baixo. Baixo nível de drawdown (queda máxima da conta), poucos ativos voláteis e stop-loss (limite de perdas) definido também são características importantes.

Perfil moderado

Tem como principal característica o equilíbrio entre segurança e rentabilidade, pela qual está disposto a aceitar algum nível de risco. Prefere investir em fundos multimercado, ações de empresas mais consolidadas e debêntures

Como gosta de diversificação, esse investidor pode acompanhar diferentes traders, que seguem estratégias mistas,  combinando renda fixa, ações e operações mais dinâmicas. O investidor tem a opção de ajustar o nível de exposição e monitorar o desempenho constantemente.

Perfil arrojado

Busca rentabilidade superior à média oferecida pelo mercado, por isso, tem alta tolerância ao risco, estando aberto às volatilidades de investimentos mais arriscados e às eventuais perdas. Tem como destaques na sua carteira as ações, criptomoedas e derivativos

No copy trade, investidores desse perfil podem seguir traders de alta frequência ou alavancagem com potencial de retorno elevado, como aqueles que estão acostumados a operar em mercados mais voláteis e que optam por estratégias mais arrojadas. Esse perfil se beneficia da agilidade do copy trade para poder capturar oportunidades rapidamente.

Para facilitar a escolha do trader ideal para seguir, de acordo com o perfil do investidor, plataformas costumam oferecer um comparativo de performance dos traders, além de dados como o acumulado dos meses e do ano, o número de transações, a taxa de sucesso dessas transações e o número de seguidores

Elas também atribuem uma nota ou uma avaliação de risco para cada trader. Veja exemplos abaixo:

Análise de riscos e estatísticas de trader disponível na plataforma eToro. Imagem: Reprodução/eToro

Comparativo de risco e desempenho de diferentes traders da plataforma Zulu Trade. Imagem: Reprodução/Zulu Trade

Comparativo de risco e desempenho de diferentes traders da plataforma Bitget. Imagem: Reprodução/Bitget


Devido aos riscos, quem deseja entrar nesse universo deve sempre começar com pouco dinheiro, alocando uma parte do capital que não comprometa o orçamento familiar e nem a reserva de emergência. 

Mas, optando por plataformas seguras e escolhendo replicar as estratégias de um trader adequado ao seu perfil, é possível diversificar a carteira com praticidade, acessar oportunidades que talvez passassem despercebidas e ganhar experiência acompanhando decisões de profissionais mais experientes por meio do copy trade.

Brasil já tem cases de sucesso no copy trade

A prática do copy trade é amplamente utilizada na Ásia, Europa e Estados Unidos, mas também está crescendo no Brasil. A Opt.me, frente de tecnologia em investimentos da Empiricus, é um exemplo desse sucesso em crescimento. 

A Opt.me foi criada no começo deste ano com o objetivo de tornar o trading uma atividade acessível para um número cada vez maior de brasileiros.

Recursos como o copy trade oferecem a qualquer pessoa a chance de investir no mercado financeiro sem ficar limitada às opções tradicionais oferecidas pelos bancos.

“Nós temos mostrado para pessoas comuns que elas podem ter uma performance semelhante a de um trader profissional, mas sem precisar dedicar sua vida a isso”, afirma Roberto Altenhofen, CMO da Empiricus Research. 

A Opt.me realiza parcerias com profissionais renomados e experientes, tais como André Antunes (o Scalper), André Machado (conhecido como Ogro de Wall Street), Valério Klug e João Homem. Altenhofen explica que sua equipe leva em consideração uma série de fatores para escolher seus parceiros, mas principalmente a metodologia e o track record deles.

“A gente procura por experts que desenvolveram um jeito próprio de operar e possuem bons resultados”, diz.

A Opt.me deve ser entendida como uma frente de tecnologia focada em ajudar quem deseja operar no mercado sem complicações ou mesmo terceirizar, quase que por completo, essa tarefa. “O caminho para o mercado de capitais sempre foi tortuoso, pois exige muita disciplina e educação. A beleza do nosso negócio é quebrar essas barreiras”, explica o CMO.

Ela faz isso por meio de verdadeiro hub de conteúdo — com acesso a cursos, materiais educativos e sistemas automatizados de investimento.

Para se ter ideia do sucesso da Opt.me, a marca lançou mais de dez estratégias de copy trade desde o início do ano. Só nos primeiros três meses, mais de 17 mil clientes foram conquistados – com um track record de até 19% de retorno em cerca de 30 dias, gerado por uma dessas estratégias.

Com consciência e o perfil certo, o copy trade pode trazer bons resultados para a sua carteira

O copy trade não exige que você seja um especialista — e é exatamente isso que o torna tão acessível. No entanto, isso não significa que o investidor deva agir no escuro. Entender seu próprio perfil, seu apetite por risco e seus objetivos financeiros é essencial para escolher o trader certo e tirar o máximo proveito da estratégia.

Com uma escolha bem alinhada, o copy trade pode ser uma excelente porta de entrada para o mercado financeiro. Ele une praticidade, aprendizado e diversificação, permitindo que até quem está começando invista com mais segurança e inteligência. Mais do que copiar, é uma oportunidade de evoluir como investidor.

Para saber mais sobre as soluções oferecidas em copy trade por grandes players do mercado, em parceria com a Empiricus, acesse o canal da Opt.me no YouTube. Abaixo, você confere o vídeo institucional da marca:

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.