Imagem: Divulgação/Cyrela
Mesmo com um cenário macro desafiador e juros elevados, os executivos da Cyrela (CYRE3) afirmaram que seguem com boas expectativas em uma reunião recente com o mercado.
Apesar de uma desaceleração das vendas, a demanda da média e alta renda continua resiliente, o que deve contribuir para boas vendas neste ano. Dado o cenário adverso, só essa notícia já seria favorável, mas há outro elemento positivo: a companhia deve apresentar ganho de margem, já que tem conseguido aumentar o preço dos imóveis, enquanto os custos de construção permanecem controlados (abaixo da inflação).
Cenário é favorável para a Vivaz
Se os segmentos de média e alta renda ainda exigem cautela por conta do macro e juros elevados, o contexto setorial para a Vivaz (sua marca de baixa renda) é muito melhor. Com demanda muito aquecida por conta dos incentivos governamentais e ampliação do programa Minha Casa Minha Vida (criação do faixa 4), a companhia espera ter forte crescimento nos lançamentos da Vivaz neste ano, com a subsidiária ganhando participação no consolidado.
Para os executivos, o apelo político combinado com um funding abundante garantem sustentabilidade para o segmento de baixa renda no longo prazo. Dessa forma, além de ser uma fonte interessante de crescimento, a Vivaz também ajuda a mitigar os riscos de uma desaceleração acentuada da média e alta renda, caso o ambiente macro continue piorando e a Selic não caia tão cedo.
- Onde investir para buscar dividendos? Analista recomenda 5 ações que pagam bons proventos; confira o relatório gratuito aqui.
Por apenas 5,6x lucros, CYRE3 segue entre as recomendações da Empiricus
Outra estratégia que deve ajudar a melhorar os resultados é a monetização dos terrenos no Rio de Janeiro, onde seu landbank soma R$ 7,6 bilhões (32% do total) – alguns desses terrenos estão parados há anos. No 3T25, a companhia planeja o lançamento de um grande projeto na Barra da Tijuca (Península) e também espera liberar capital “preso” em terrenos antigos, o que é ótimo para o ROE consolidado.
A reunião mostrou que Cyrela deve continuar entregando resultados sólidos em média/alta renda mesmo diante do macro desfavorável, além de surfar o ótimo momento do MCMV com a Vivaz. Por apenas 5,6x lucros, CYRE3 segue entre as recomendações da Empiricus.