1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

DIRR3, EQTL3 e mais: Veja as ações para investir agora segundo Felipe Miranda, da Empiricus

CIO da Empiricus Research falou sobre algumas de suas ações preferidas da bolsa brasileira para montar uma carteira de investimentos no cenário atual

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

16 out 2025, 13:55

Atualizado em 16 out 2025, 13:55

bolsa de valores b3 mercado ações ativos gráfico

Imagem: iStock.com/Thitima Uthaiburom

A intensificação do trade eleitoral brasileiro neste momento levanta muitas dúvidas para os investidores compradores de bolsa. Felipe Miranda, CIO da Empiricus Research, contudo, enxerga que existem alguns papéis que podem montar uma carteira “all-weather” – para todos os climas de mercado – cuja performance deveria manter um bom potencial independente das decisões políticas.

Em live no Instagram nesta quinta-feira (16), Miranda apontou algumas ações da bolsa que ele segue vendo como atrativas em meio ao cenário atual. Veja quais são a seguir:

Direcional (DIRR3): bom timing e incentivos promissores

A construtora Direcional está entre os destaques para o CIO, por se tratar de um player protagonista no seu setor para o público de baixa renda, com bons incentivos do Minha Casa Minha Vida.

Além disso, recentemente a companhia anunciou uma parceria com a Moura Dubeux (MDNE3), com foco na expansão no Nordeste. Na semana passada, a DIRR3 também divulgou a prévia do resultado operacional do 3T25, com números de excelência, com margens em níveis historicamente elevados, segundo o analista Caio Araujo, da Empiricus Research, que acompanhou os resultados. 

“De modo geral, os números reforçam mais uma vez a performance sólida da companhia, mesmo diante de uma base comparativa desafiadora”, comenta Araujo. 

O analista ainda acrescenta que a parceria com a Moura Dubeux acontece com timing bastante favorável, considerando as perspectivas de fortalecimento do Programa Minha Casa Minha Vida no curto prazo, o que deve incluir possíveis revisões de faixa de renda e de tetos de preço. 

Entre as elétricas, Equatorial (EQTL3) é uma das favoritas

Miranda descreve a companhia elétrica Equatorial (EQTL3) como uma das melhores empresas do Brasil, com boa alocação de capital e que consegue manter um horizonte promissor para as ações. 

A companhia também está entre as favorecidas do setor com a alta no preço de energia e é “em parte independente do clima político”, afirma o CIO. 

Na visão de Ruy Hungria, analista da casa e que acompanha a ação de perto, a Equatorial mantém uma fama de resultados corporativos acima das expectativas. Inclusive, a empresa recentemente figurou na Pesquisa de Sentimento dos Investidores feita pelo BTG Pactual, entre as teses long “favoritas” dos gestores.

Vale destacar também que a Equatorial é acionista de referência da Sabesp, logo os investidores que seguem as recomendações da casa capturam indiretamente a tese em SBSP3.

SmartFit (SMFT3): rede de academias pode aumentar peso na carteira

A SmartFit tem atingido um novo patamar de crescimento. Para Miranda, as ações da rede de academias deverão se beneficiar ainda mais fortemente, impulsionadas pelo uso de emagrecedores, que tem “facilitado a vida de quem quer ter uma vida saudável, o que pode ser muito em favor das academias e marcas esportivas”.

Na visão da analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, que cobre a ação de perto, a companhia “tem um motor de ganho de mercado e crescimento intrínseco pela proposta de valor superior às concorrentes”. 

Com 1.818 academias abertas no total (somando a abertura de 59 novas academias no segundo trimestre), Quaresma prevê que, apenas no Brasil, ainda há espaço para dobrar o parque de academias. Fora do território nacional, a marca segue avançando em mercados como México, Colômbia e Marrocos – permitindo uma exposição internacional que não se limita ao crescimento brasileiro. 

Conheça a carteira de 10 ações para investir agora, segundo analistas da Empiricus Research

Duas das empresas recomendadas por Miranda, inclusive, estão entre as 10 melhores ações para comprar agora, segundo relatório feito pela equipe de análise da Empiricus. 

A seleção de ações para investir em outubro foi feita levando em consideração o cenário atual e possíveis gatilhos no radar que podem impulsionar os papéis neste momento de alta do Ibovespa.

Para descobrir quais dessas ações estão na seleção mensal da Empiricus – e conferir a carteira completa – é simples e gratuito: basta clicar neste link ou no botão abaixo.

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.