1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

Dólar sobe? Entenda como o desempenho de Kamala Harris e Donald Trump no debate pode impactar a moeda

Após o primeiro debate presidencial entre Kamala Harris e Donald Trump nesta terça-feira (10), veja os possíveis impactos do evento na economia americana.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

11 set 2024, 14:57

Atualizado em 11 set 2024, 16:25

eua usa estados unidos dolar economia

Imagem: iStock/ DesignRage

O debate presidencial americano entre Kamala Harris e Donald Trump nesta terça-feira (10) foi marcado por uma postura mais firme do que esperada por parte da candidata democrata, enquanto o republicano manteve uma postura essencialmente defensiva. O evento foi organizado e televisionado pela emissora ABC News. 

Debate Kamala X Trump: impactos na economia 

Este foi o primeiro encontro dos candidatos à presidência dos Estados Unidos desde o início da campanha de Harris, que assumiu o lugar do atual presidente Joe Biden na corrida eleitoral. 

Para além da política, muito se especula sobre os impactos que o evento poderia causar nos investimentos internacionais – e se poderiam também ecoar no mercado brasileiro. 

O head de análise da Empiricus Gestão, João Piccioni, afirma que não vê o debate influenciando de sobremaneira os ativos de risco. 

“Me parece que os efeitos provenientes dos indicadores econômicos, inflação em especial, deverão repercutir mais intensamente”, diz Piccioni. 

Apesar disso, o especialista acredita que alguns segmentos específicos, como de energia e criptomoedas, podem ter alguns abalos após uma possível guinada de votos em direção à Harris. 

“Lá fora, os efeitos sobre o setor de energia renovável parecem ser mais claros, dada a possibilidade da continuidade da política do Biden [de subsídios aos projetos de energia limpa]. As criptomoedas, neste primeiro momento, podem sofrer, dada a leitura mais simplista de que o Trump é um ‘padrinho’do segmento”, adiciona Piccioni.  

Kamala supera Trump em debate: para onde isso leva o dólar?

Parece ser um consenso no noticiário do dia: se não foi um empate, Kamala teve um desempenho melhor do que Donald Trump no debate. Isso se deu especialmente pela postura irônica da candidata, que colocou o republicano na defensiva e o fez recorrer para teorias conspiracionistas, sendo corrigido ao vivo pelos mediadores da emissora. 

O desempenho da democrata, contrapõe Piccioni, não deve ter um efeito claro em termos de câmbio. “Nos últimos pregões, o real brasileiro se desvalorizou bastante, ao mesmo passo das commodities, desconstruindo um pouco a ideia de que o movimento deveria advir do debate”, comenta. 

Na sua visão, os verdadeiros efeitos de um avanço de Harris na corrida eleitoral – que diminuiu a diferença nas pesquisas consideravelmente em relação a Biden – deverão aparecer em um prazo mais prolongado.

Sobre as políticas de Harris, o analista acredita que a vice-presidente deve seguir a dinâmica de Biden e do partido democrata como um todo. “As propostas assistencialistas, em sua maioria, foram adotadas durante o governo do Biden. O que não conseguimos enxergar é essa dinâmica de aliados e parcerias. Só sabemos que continuarão duros contra a China”, aponta. 

Por fim, o especialista pontua que ainda temos muitas incertezas se acumulando. 

“Difícil distinguir, entre as propostas de ambos, quão favorável serão as políticas para os países emergentes. Por ora, minha impressão é que ambos guardam bastante protecionismo e não têm políticas externas claras. Mas me parece que o fortalecimento do dólar é uma bandeira mais democrata, dada a atuação vocal do Trump [republicano] reforçando a ideia de que a moeda americana precisaria se desvalorizar”, conclui Piccioni.

Neste ritmo, vale ao investidor fazer uma boa seleção de investimentos internacionais que sejam promissores no contexto. No link a seguir, é possível acessar um relatório gratuito com 10 ações estrangeiras bem avaliadas pelos analistas da Empiricus Research para capturar lucros dolarizados. Veja aqui.

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.