
Imagem: iStock.com/FroYo_92
Os fundos imobiliários encerraram o primeiro semestre em alta, com o Ifix, principal índice de referência da categoria, no maior patamar de sua história, aos 3.483 pontos.
Para o analista de FIIs da Empiricus, Caio Araujo, o segundo semestre também deve marcar um “momento bem importante” para a categoria. Isso se deve principalmente a dois fatores:
- A possibilidade de tributação dos rendimentos; e
- o fim do ciclo de alta da Selic.
Sobre o primeiro ponto, deve haver um debate complexo no Congresso. A Medida Provisória 1303/2025 promove tributação de 5% sobre os rendimentos de FIIs com mais de 100 cotistas na base. A alíquota sobre o ganho de capital com a valorização das cotas também seria alterada.
“Há muitas rejeições nas bancadas, especialmente no agronegócio. Em nossa visão, parte dos riscos já estavam precificados na cota dos fundos, e ainda há probabilidade considerável de a medida ser modificada ou até rejeitada”, disse Araujo.
No entanto, o debate está longe do fim. E esse é um dos fatores pelos quais a Empiricus liberou a todos os investidores interessados o grupo de Telegram da série Renda Imobiliária, antes exclusivo para assinantes.
GRÁTIS: ACESSE O CANAL DE TELEGRAM DA ASSINATURA RENDA IMOBILIÁRIA
Redução da Selic: gatilho para os fundos imobiliários
Outro fator que torna o momento importante para os fundos imobiliários é o fim do ciclo de alta da taxa Selic – ao menos, foi o que indicou o Banco Central.
Agora, o mercado passa a monitorar quando a taxa básica de juro brasileira deve cair para capturar as melhores oportunidades.
“A redução da Selic e, consequentemente, do custo de oportunidade tende a ser um importante gatilho de reprecificação dos ativos listados, especialmente dos fundos de tijolos, que hoje carregam os maiores descontos”, comenta o analista Caio Araujo.
Ao acessar o grupo da assinatura Renda Imobiliária no Telegram, você terá acesso em primeira mão a todos esses assuntos – e muito mais conteúdos exclusivos, como dados de mercado e relatórios sobre os FIIs.
Dessa maneira você poderá ficar ainda mais informado sobre tudo o que ocorre no universo da classe de ativos, assim como capturar boas oportunidades tanto para ganho de capital quanto para buscar proventos relevantes.
Para acessar o canal da assinatura Renda Imobiliária, agora disponibilizado gratuitamente ao público geral, basta clicar aqui ou no link abaixo:
GRÁTIS: ACESSE O CANAL DE TELEGRAM DA SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS