Imagem: iStock.com/400tmax
O Google anunciou, nesta terça-feira (18), o Gemini 3, uma nova geração do sistema de inteligência artificial da big tech. Em paralelo, seu maior concorrente, o ChatGPT, enfrentou instabilidades ao longo do dia por conta de problemas na sua nuvem de conectividade, a Cloudflare.
Segundo o Google, a atualização é um grande passo rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI) e seria o “melhor modelo do mundo para compreensão multimodal e o nosso modelo de programação com agentes mais potentes até o momento”.
Além do Gemini 3, já está disponível a versão prévia do Gemini 3 Pro e, para assinantes, o Gemini 3 Deep Think, um modelo aprimorado que potencializa o desempenho do lançamento.
Como o Gemini 3 pode impactar o Google?
A Alphabet (GOGL34), holding que controla o Google, tem duas principais linhas de negócios:
- Google Services, área que engloba publicidade (via Youtube e Assinaturas, Plataformas e Serviços) e ferramentas de busca, que representou 86,6% da receita total da companhia no 3T25;
- Google Cloud, setor de serviços de computação em nuvem, que ficou com os 12,8% restantes.
O ecossistema de IA atinge 70% dos clientes atuais do Google Cloud e, até os resultados do 3T25, o Gemini processava 7 bilhões de tokens por minuto via API, enquanto o Gemini App já contava com 650 milhões de usuários mensais ativos.
Um dos destaques do último balanço trimestral foi a rápida implementação de recursos de IA no serviço de busca, como o AI Overview e o AI Mode – que agora usam o Gemini 3.
Logo, é esperado que os avanços da tecnologia impacte os usuários e os resultados da companhia de maneira robusta.
É hora de investir nas ações da Google?
Para o analista de ações internacionais da Empiricus Research, Enzo Pacheco, a companhia traz aceleração na execução dentro de suas estruturas e mostrou números muito positivos no 3T25.
“Mesmo saindo da casa de cerca de 20 vezes seus lucros projetados de 2025 para próximo de 26 vezes (acima da média de um ano, 19 vezes), seguimos com visão positiva para as ações da Alphabet, além de todo o otimismo que permeia o setor de IA e a entrega de resultados inquestionáveis”, disse Pacheco.
Com o cenário em mente, o analista mantém as ações da holding da Google (Nasdaq: GOOGL | B3: GOGL34) como uma recomendação da sua série “IA Cash”.
- LEIA MAIS: Autoridade no trade brasileiro lança maior projeto de geração de renda extra da América Latina; conheça estratégia pode gerar até R$ 932 por dia útil