No início de 2025, o mercado de escritórios corporativos retomou um ritmo que não era visto desde a pandemia. Empresas voltaram a ocupar mais prédios especialmente em polos como a Faria Lima, em São Paulo.
A taxa de vacância de lajes corporativas de alto padrão em São Paulo, por exemplo, que chegou a superar os 20% após 2020, recrudesceu para 12% no 4º trimestre de 2025, segundo relatório do BTG Pactual, um nível próximo ao pré-pandemia.
Na visão do analista de fundos imobiliários da Empiricus Research, Caio Araujo, este ciclo do segmento deverá permanecer favorável, “sustentado por absorção consistente, preços resilientes e equilíbrio entre oferta e demanda”.
Este, contudo, é apenas um dos pontos que Araujo aponta como vetores para o crescimento do mercado de FIIs neste ano. Confira os demais a seguir:
Mais 3 pontos positivos para os FIIs em 2026
Segundo Araujo, alguns dos pontos que vão alavancar o mercado de fundos imobiliários são:
- Retomada do fluxo internacional que ocorreu em janeiro na bolsa brasileira, com perspectiva de aumento de liquidez para os ativos no geral;
- Dados de inflação recentes, como IPCA-15, mais comedidos em relação às expectativas do mercado, reforçando expectativa de cortes na Selic em março e projeção de fechamento de 2026 em patamar próximo a 12% ao ano, na visão da Empiricus Research;
- Solidez no setor logístico, com a taxa de vacância em um patamar mínimo no 4T25, na casa de 7,3%, com valorização dos preços e intensa competição por espaços em galpões.
Considerando todos esses aspectos, o analista reforça sua visão de que devemos esperar uma inflexão capaz de destravar valor para os fundos imobiliários ao longo dos próximos meses.
Nesta toada, Araujo separou uma lista com alguns FIIs de setores que mais acredita no potencial para buscar lucros em fevereiro – e para descobrir como acessá-la, você confere abaixo.
Acesse carteira de FIIs gratuita para investir em fevereiro
Levando em conta os pontos listados, o analista preparou uma carteira com cinco fundos imobiliários para investir em fevereiro. Segundo ele, a estratégia busca equilibrar geração de renda, potencial de valorização e controle de risco ao longo do ciclo.
Em 2025, o método funcionou e Araujo capturou uma rentabilidade de 28,3%, contra 21,1% do Ifix no mesmo período. Apenas no mês de janeiro de 2026, a composição registrou alta de 4,27%, enquanto o índice valorizou 2,27% no período.
A boa notícia é que a equipe de analistas da Empiricus liberou o acesso como cortesia ao relatório – isto é, 100% gratuito – com os cinco fundos imobiliários para investir este mês.
O documento também conta com uma análise macroeconômica para que o investidor possa entender o cenário por trás das recomendações, além da tese de investimento de cada um dos FIIs.
O relatório completo está com o acesso liberado no botão abaixo.