Foto: Lu Rodrigues
“Quem não está perdido, está mal-informado”. Assim, resumiu Felipe Miranda, CEO e sócio-fundador da Empiricus Research o atual contexto da geopolítica e economia global, durante sua apresentação no Empiricus Asset Day.
O evento presencial, realizado na última segunda-feira (15), reuniu gestores, analistas e especialistas do mercado financeiro para discutir os principais vetores econômicos e políticos que devem influenciar os investimentos em 2026.
Ao longo de quatro painéis, foram abordados os seguintes temas: política monetária, ciclo econômico brasileiro, eleições presidenciais e o futuro do investidor pessoa física.
O ‘elefante voando na sala’ e os juros no centro do debate
A abertura ficou a cargo de Felipe Miranda. Em sua apresentação, “Perspectivas para 2026: A caminho do Hexa”, o estrategista-chefe da casa de análise trouxe alguns fatores que devem influenciar o mercado no próximo ano.
Na visão de Miranda, partimos de um ponto que “todos estamos perdidos. Quem não está perdido, está mal-informado”. A constatação do analista se dá por conta das mudanças na ordem mundial estabelecida em 1945, após a Segunda Guerra.
De acordo com ele, tal conjuntura tem mudado definitivamente no atual governo de Donald Trump.
O estrategista-chefe da Empiricus afirma ainda que enquanto parte dos investidores estão preocupados se o Federal Reserve reduzirá ou não os juros em 25 pontos-base na última reunião, “quem tem um elefante voando na sala é o Brasil”.
Miranda ressaltou que, por aqui, o Banco Central (BC) pode baixar até 400 pontos-base na taxa básica de juros ao longo do ciclo. Em suas projeções a Selic pode sair dos 15% e chegar perto dos 10% ao ano, colocando o Brasil, portanto, no “caminho do hexa”, em referência ao ano de Copa do Mundo.
O CEO da Empiricus Research apontou que a expectativa é de que R$ 500 bilhões em investimentos voltem para os ativos de risco domésticos. Esse montante, aliado a um contexto de juros mais baixos seria capaz fazer a bolsa brasileira uma campeã outra vez.
Ainda em sua apresentação no Empiricus Asset Day, Felipe Miranda abordou o fechamento de capital de empresas, a redução do free float e a escassez de IPOs. O analista também falou do avanço de programas de recompra de ações, fatores que afetam a relação entre oferta e demanda na bolsa.
Para conferir o painel na íntegra, basta clicar no vídeo abaixo:
Eleições, política institucional e o investidor pessoa física
Além da apresentação de Felipe Miranda, o evento contou com outros três painéis. Um deles reuniu George Chen, head de estratégias da Empiricus Asset e William Dominice, do BTG Pactual. No painel “Ciclos Brasil” eles discutiram cenários possíveis para o ciclo de juros no Brasil.
Na conversa mediada por Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus Research, os participantes destacaram que, em ciclos anteriores, o mercado precificou cortes mais modestos do que se observou na prática.
As eleições presidenciais de 2026 também entraram na discussão. Assim, a política foi o foco do terceiro painel, que contou com a participação do cientista político Cláudio Couto, professor da FGV EAESP.
Em sua análise, ele abordou as transformações na relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário, com destaque para o fortalecimento do Congresso ao longo da última década.
Por fim, o Empiricus Asset Day reuniu Felipe Miranda e Marcelo Flora, managing partner do BTG Pactual, para uma conversa sobre o futuro do investidor pessoa física.
Assim, entre os temas abordados estiveram a expansão internacional do banco, o acesso a novos mercados e moedas, além de avaliações sobre o cenário de juros e a condução da política monetária.
Confira todos os painéis do Empiricus Asset Day
O Empiricus Asset Day foi promovido pela Empiricus Asset. O evento reuniu investidores e profissionais do mercado para discutir os principais temas que devem pautar o ambiente econômico e financeiro brasileiro em 2026.
Contudo, para os investidores que não puderam participar do evento presencial, a Empiricus Asset disponibilizou a gravação de todos os debates. Para conferir, basta clicar no botão abaixo: