1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

Ibovespa bate nos 164 mil pontos, mas o rali não acabou: Empiricus aponta que ‘o gatilho doméstico ainda está por vir’; veja 10 recomendações da casa para dezembro 

De olho no próximo “gatilho” da bolsa brasileira, Larissa Quaresma, da Empiricus, recomendou 10 ações que podem “surfar” a próxima “pernada” de alta dos ativos domésticos

Isabelle Santos

Por Isabelle Santos

05 dez 2025, 14:00

ibovespa

O Ibovespa segue firme na trajetória de renovação de máximas. No pregão da última quinta-feira (4), o principal índice da bolsa brasileira chegou a bater nos 164 mil pontos e já soma uma alta acumulada de 3% nos primeiros dias de dezembro. 

No ano, o desempenho também impressiona. Quem decidiu apostar nas ações brasileiras, teve a oportunidade de buscar uma valorização acumulada de 34%. Uma performance robusta, especialmente considerando o contexto de incertezas fiscais e juros elevados

E, ao que tudo indica, este deve ser apenas o começo de trajetória positiva da bolsa. Segundo Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, “mesmo na máxima histórica, a bolsa segue barata”

Ela aponta que, apesar de ter ultrapassado os 160 mil pontos, a bolsa segue negociando abaixo da média dos últimos 10 anos sob a ótica do indicador de Preço sobre Lucro (P/L). Mas isso pode mudar em breve, pois o principal “gatilho” doméstico está prestes a ser disparado.  

Neste sentido, a analista apontou 10 ações para comprar agora e se preparar para “surfar” a valorização do próximo gatilho das ações brasileiras.  

‘Gatilho’ decisivo para a bolsa pode ser ‘acionado’ nos próximos 53 ou 102 dias 

Larissa Quaresma explica que, ao longo de 2025, o que movimentou a bolsa brasileira foi o fluxo de investidores estrangeiros em busca de diversificação. Ao todo, os gringos aportaram R$ 29 bilhões nos ativos de risco domésticos.  

De acordo com a analista, esse fluxo deve continuar. Isso porque os Estados Unidos já começaram o ciclo de flexibilização monetária por lá e, ao que tudo indica, deve seguir reduzindo os juros.  

Assim, diante da iminente queda das taxas dos títulos do Treasury, os investidores estrangeiros são motivados a buscarem ativos com maior potencial de retorno, como os oferecidos por mercados emergentes.  

Nesse cenário, Larissa aponta que o Brasil estaria em posição favorável em relação a seus pares, visto que a bolsa segue negociando a múltiplos abaixo da própria média histórica e inferiores aos de outros mercados emergentes, como México e Chile.  

Contudo, este não será o principal gatilho para as ações brasileiras nos próximos meses. Na avaliação de Larissa Quaresma, o maior impulso para a bolsa deve acontecer nos próximos 53 a 102 dias, com o primeiro corte na Selic.  

A analista destaca que a queda da inflação, tanto nas leituras mensais quanto nas projeções, aponta para um IPCA abaixo do teto da meta já no final de 2025. Além disso, dados apontam uma desaceleração da atividade econômica. 

Diante desse contexto, Quaresma aponta que o primeiro corte de juros poderia acontecer já na reunião de janeiro ou no encontro de março.  

Larissa aponta que “com a queda efetiva dos juros em 2026, os investidores locais podem finalmente retornar à bolsa”. Ela ainda destaca que a redução da Selic deve ser “um poderoso motor de crescimento de lucro para as companhias e conferindo fundamento à alta das ações brasileiras”.  

Nesse sentido, a estratégia da analista para a carteira que reúne as 10 melhores ideias para investir em dezembro é se preparar para “surfar” a possível alta das ações brasileiras. 

E você pode conhecer quais as ações recomendadas pelo analista para comprar agora de forma gratuita e mais, investir na carteira com poucos cliques.   

Próximo ‘gatilho’ da bolsa à vista: conheça as 10 ações recomendadas pela Empiricus e entenda com investir com poucos cliques 

Todos os meses, a Empiricus Research realiza ajustes na carteira com as 10 ações mais recomendadas para buscar valorização. Para dezembro, Larissa aponta que o foco é investir em ativos com maior sensibilidade aos juros e reduzir a exposição ao dólar e petróleo.  

Nesse sentido, uma das mudanças foi a substituição de Iguatemi (IGTI11) por Multiplan (MULT3). Contudo, este não foi o único ajuste do portfólio e além da ação de shopping há outros 9 papéis recomendados para comprar agora.  

A boa notícia é que você pode investir na carteira já com todas as mudanças de dezembro com poucos cliques. 

Isso porque, em parceira com o BTG Pactual, maior banco de Investimentos da América Latina, a Empiricus está oferecendo o investimento na carteira de forma 100% automatizada.   

Ou seja, você não precisa se preocupar em investir em cada ação separadamente, nem seguir o balanceamento da carteira, pois tudo isso já está pronto na plataforma do BTG Pactual.   

Então, se você deseja estar bem posicionado para poder “surfar” o próximo gatilho da bolsa brasileira, basta seguir estes três passos:     

  • Abra sua conta gratuita no BTG Pactual;   
  • Transfira o valor que pretende investir;   
  • Selecione a “Empiricus 10 Ideias” dentro da plataforma.  

Pronto. Com essas três ações você já seguirá as recomendações da Empiricus com a segurança e estrutura do maior banco de Investimentos da América Latina.   

Então, se você ficou interessado em conhecer as 10 ações recomendadas pela Empiricus, além da oportunidade de seguir a estratégia de forma automatizada, clique no botão abaixo:   

Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.