Imagem: iStock/ NatanaelGinting
Fevereiro começou positivo para a bolsa brasileira. Só nos dos dois primeiros pregões do mês o Ibovespa já acumula uma alta de 3%. Ao longo desta terça (3) o índice alcançou uma nova máxima ao bater nos 187 mil pontos por volta das 12h.
Desta vez, a “mola propulsora” foi a ata do Copom. O documento, divulgado sempre uma semana após a decisão, reiterou a possibilidade de iniciar o ciclo de flexibilização monetária já na próxima reunião, marcada para março.
Assim, do início do ano, até este momento, o Ibovespa já apresentou uma valorização de 16%. Ou seja, em apenas 23 pregões, a bolsa já entregou 47% de todo o retorno do índice em 2025.
Nesse contexto, muitos investidores podem questionar se, diante da alta tão vigorosa, as ações já não estariam “caras” e o melhor seria ficar fora dos ativos de risco. Na avaliação de Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, ainda há oportunidades para “surfar” em fevereiro.
Ela explica que “algumas teses de alta qualidade não acompanharam o movimento [da bolsa]” e podem se beneficiar do início do ciclo de corte de juros. Assim, entre as recomendações para este mês está uma ação do varejo.
SmartFit (SMFT3) é uma das apostas para ‘hipertrofia’ da carteira de fevereiro
Larissa comanda a Carteira 10 Ideias, portfólio que reúne as principais recomendações da Empiricus para investir a cada mês. No relatório com as ações para fevereiro, a analista explicou que a estratégia para este momento é aumentar a exposição a nomes sensíveis a juros.
Este é justamente o caso das ações da SmartFit (SMFT3). Por ser um papel do segmento de varejo, a companhia tende a ser impactada negativamente pela alta dos juros.
Na prática, a Selic mais alta encarece o custo de vida das pessoas. Nesse contexto, dentre todas as despesas de um indivíduo, a mensalidade da academia acaba sendo um custo eliminável.
Assim, diante de uma sinalização de margens apertadas, Larissa aponta que a SmartFit sofreu uma correção exagerada no início deste ano, apresentando queda de 4,98% em janeiro.
Contudo, a analista ressalta que a SmartFit é líder no setor de academias e maior rede da América Latina e que há três motivos para apostar nas ações este mês:
- Forte potencial de expansão: atualmente com 2 mil unidades em 16 países, a expectativa é que o número de academias chegue a 3,5 mil nos próximos 5 anos;
- Melhora gradual das margens: a expansão acelerada com uma equipe administrativa enxuta pode contribuir para um crescimento de 0,25 pontos percentuais na margem bruta de caixa da companhia;
- Valuation atrativo: diante da queda, as ações da SmartFit passaram a negociar a um múltiplo de 14 vezes o preço sobre lucro (P/L), o que para Larissa é uma oportunidade de compra, visto que o papel está barato em relação ao valor justo projetado pela analista.
Por conta desses fatores, a analista da Empiricus decidiu aumentar a posição da SmartFit (SMFT3) na carteira.
Entretanto, a ação da rede de academias não é a única que pode se beneficiar do ciclo de corte de juros. Além da varejista, outras 9 ações estão no “radar” da casa para “surfar” novas valorizações do Ibovespa.
A boa notícia é que você pode conhecer a carteira completa de forma 100% gratuita.
SMFT3 e outras 9 ações para poder ‘surfar’ o rali do Ibovespa em fevereiro
A Carteira 10 Ideias reúne ativos com potencial de proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, gerar algum ganho de capital, especialmente diante da possibilidade de corte da Selic.
Assim, para este mês, as ações sensíveis à flexibilização monetária vão ocupar 50% da carteira. Ou seja, além da SmartFit, existem outros ativos capazes de se beneficiar da queda da Selic e trazer ainda mais retornos para os investidores.
E o melhor de tudo é que você pode ter acesso à carteira completa de forma gratuita. Isso porque a Empiricus está liberando como cortesia para os leitores as recomendações da analista.
Para conhecer o portfólio completo, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções: