Imagem: Unsplash
A semana começou boa para as varejistas. Em um bom dia de negociações na bolsa nesta segunda-feira (15), as principais companhias acumulam altas:
- Magazine Luiza (MGLU3): +7,41, às 15h10;
- Lojas Renner (LREN3): 2,21%
- Assaí (ASAI3): +3,34%
- Grupo SBF (SBFG3): +3,91%
- Casas Bahia (BHIA3): Aprox. 0%
A reação do mercado acontece diante de expectativas de um corte na Selic próximo.
O principal influenciador desta tese, segundo os analistas da Empiricus Research, é o panorama internacional menos desafiador, com o mercado já precificando uma queda de juros nos EUA nesta semana.
Segundo o analista de macroeconomia da Empiricus Research, Matheus Spiess, a decisão do Fed deve ser por um corte de 25 pontos-base. Dados norte-americanos recentes reforçam o pano de fundo para o analista: inflação em trajetória de moderação, mercado de trabalho perdendo fôlego, mas ainda resiliente, e atividade em desaceleração gradual.
“Esse conjunto de indicadores sustenta a leitura de que há espaço para cortes consecutivos e reforça a percepção de uma economia caminhando para uma desaceleração saudável — cenário tradicionalmente positivo para ativos de risco”, afirma.
Sob forte influência do mercado americano, no Brasil, o mercado começa a projetar um ciclo de redução da Selic entre dezembro e janeiro do próximo ano. O momento deverá aquecer o setor do varejo, com a redução de custo do financiamento, ampliação no poder de compra das famílias e condições para retomada do consumo.
Veja qual varejista é a preferida da Empiricus para investir em setembro
Entre as companhias de varejo que acumulam altas nesta segunda-feira (15), a Empiricus tem preferência pelas ações do Grupo SBF (SBFG3). A companhia, inclusive, aparece nas recomendações de 10 melhores ações para investir em setembro na carteira da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research.
Considerado o maior player de varejo esportivo do país, com um faturamento líquido superior a R$ 7 bilhões anuais, o Grupo SBF engloba as marcas Centauro e Fisia, representante da Nike no Brasil.
Além da companhia estar passando por um período pós-recuperação, com foco em investimentos e expansão, a analista aponta que a reaceleração do crescimento é sustentada também por:
- Pipeline de reformas;
- Expansão da presença de lojas;
- Novas parcerias, por meio da Nike;
- Uma sazonalidade positiva em 2026, ano de Copa do Mundo.
“A SBFG3 negocia a múltiplos descontados, em um patamar atraente, muito mais vantajoso em comparação à média do setor de varejo brasileiro”, comenta Quaresma.
Gratuito: Veja quais são as 10 ações para investir em setembro
O portfólio mensal montado pela analista possui uma alocação setorial diversificada e preparada para ações com sensibilidade às expectativas de corte de juros.
“Quando a gente fala em flexibilização de juros, os setores mais sensíveis a juros tendem a ser mais os mais beneficiados. Ou seja, empresas voltadas para a economia doméstica e empresas com long duration”, afirma Quaresma.
Em 2025, até setembro, a carteira 10 Ideias organizada por Larissa Quaresma captura uma performance de +21,8%, versus +17,6% do Ibovespa.
“Após algumas substituições de ativos na carteira de agosto, seguimos com 40% em cíclicas domésticas”, revela a analista. “Empresas que, com o cenário de compressão de juros, tendem a capturar mais intensamente o movimento de alta do que as demais. Estamos posicionados para isso.”
Assim como as ações SBFG3, existem mais nove tickers de companhias sólidas e com potencial de valorização recomendados pela analista para comprar ainda esse mês e ter a chance de surfar a máxima histórica do Ibovespa.
A boa notícia é que a carteira de 10 ideias da Empiricus está disponível como uma cortesia a todos os investidores interessados.
Para acessar todas as recomendações na íntegra e ainda uma análise completa do atual cenário macroeconômico para investir em ações na bolsa brasileira, é só clicar no botão abaixo: