Investimentos

Petrobras (PETR4) divulga prévia do 1T25 em linha com as expectativas; produção no pré-sal é destaque

Produção no pré-sal atingiu 73% do total da companhia, o que também indica melhora no custo de extração

Por Ruy Hungria

30 abr 2025, 10:36 - atualizado em 30 abr 2025, 10:36

petrobras petr4 petr3 brasil investimentos

Imagem: iStock/ Joa_Souza

A Petrobras (PETR4) divulgou a prévia operacional do primeiro trimestre de 2025 (1T25), com produção total óleo de 2,2 milhões de barris por dia. O número marca uma alta de +5,9% para o 4T24, quando a companhia enfrentou diversas paradas para manutenção, mas ligeira queda de -1% na comparação com o 1T24.

Apesar dessas variações, a produção ficou em linha com as expectativas neste primeiro trimestre, mas deve crescer ao longo do ano, ajudada pela entrada em operação de novos poços no fim de 2024 e início de 2025, que devem permitir à Petrobras atingir uma produção anual média de 2,3 milhões de barris diários, de acordo com o guidance. 

  • [Carteira de dividendos gratuita] Veja 5 ações que analistas recomendam para quem busca lucros ‘gordos’ com dividendos; acesse de graça aqui.

Produção no pré-sal é — mais uma vez — destaque

Mais uma vez, o destaque foi a produção no pré-sal, que atingiu 73% do total (+2 p.p. acima do 4T24), o que também indica melhora no custo de extração (lifting cost). 

Em Refino, a parada para manutenção e modernização da RNEST provocou uma queda no fator de utilização do parque para 90% (-5 p.p. vs o 4T24 e -2 p.p. vs 1T24). Ainda assim, a venda de derivados cresceu +2,9% na comparação com o 1T24.

Com um relatório de produção sem surpresas, a expectativa agora se volta para os resultados trimestrais, especialmente no que diz respeito ao Capex. Depois de ultrapassar e muito o guidance de investimentos no último trimestre do ano passado, o 1T25 pode ajudar a dissipar receios de má alocação de capital e, consequentemente, distribuição futura de dividendos.

Os números serão divulgados no dia 12 de maio e traremos todos os detalhes. 

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.