1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

Quais são os melhores filmes sobre mercado financeiro? Felipe Miranda responde

CIO da Empiricus Research recomenda filmes que falam sobre o mundo dos investimentos.

Por Maisa Leme

10 set 2025, 15:00

felipe miranda recomenda filmes (1)

Imagem: Edição CanvaPro

O CIO da Empiricus, Felipe Miranda, recomendou 6 filmes e uma série para aqueles que querem compreender melhor o mercado financeiro. 

O pedido foi feito por uma assinante no programa semanal Blink!, em que Miranda responde às perguntas dos assinantes da casa. 

Com isso em mente, compilamos as recomendações para que você possa entender um pouco mais sobre o mundo dos investimentos enquanto relaxa de seu sofá. As obras oferecem novas perspectivas e entretenimento para aqueles que se interessam pelo assunto e também para os mais experientes investidores.

Confira a lista junto a comentários de Miranda: 

Filmes para entender sobre o mercado financeiro, por Felipe Miranda

  1. Wall Street, 1987

Com esperanças de ficar rico, um novo e ambicioso corretor conta uma informação ainda não divulgada ao público para um bilionário, que decide torná-lo seu discípulo. A história segue a mudança de vida do jovem e o quão disposto ele está para arriscar tudo por sucesso. 

A estrela da obra, Michael Douglas, ganhou Oscar por melhor ator em 1988 e um Globo de ouro no mesmo ano e categoria (Melhor Ator – Drama). Além dele, o elenco conta com Daryl Hannah, Martin Sheen e Charlie Sheen, enquanto a direção e roteiro são de Oliver Stone.

Felipe Miranda: “De uma forma fidedigna, eu acho que o melhor filme é o primeiro Wall Street (1987). Acho que esse é o grande clássico e é realmente muito bom”, fala o analista. 

  1. Margin Call (O dia antes do fim), 2011

Após uma série de demissões em uma corretora, um dos funcionários recebe um pen-drive do seu agora ex-chefe. Ao olhar o conteúdo, o corretor descobre que a empresa está prestes a falir. A descoberta gera uma reunião emergencial em que o futuro de muitos entra em jogo, incluindo do dono da companhia.

O elenco conta com Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons. A direção e roteiro são feitos por J.C. Chandor. 

Felipe Miranda: “Eu gosto muito de Margin Call, com o Jeremy Iron fazendo o papel do presidente do conselho. O Kevin Space está muito bem no filme também. Acho que é um filme incrível, é um dos meus favoritos. A cena da reunião do conselho é maravilhosa”

  1. A grande aposta, 2015

Um dono de uma empresa decide apostar que o sistema imobiliário americano irá à falência e investe grande parte de seus fundos na ideia.

Baseado na crise financeira de 2008, o roteiro do filme é inspirado no livro de Michael Lewis, A jogada do século (2011). A direção é de Adam MacKay e o elenco de peso conta com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. 

Felipe Miranda: “Retrata as apostas do do contra a crise subprime”, resume.

  1. O Lobo de Wall Street, 2013

Outro clássico dos cinemas, o longa retrata a história de um corretor de ações que acabou de perder seu recém-conquistado emprego. Agora dedicado a trilhar seu próprio caminho, Jordan Belfort cria sua própria empresa – e com seu sucesso, acaba tendo problemas ao dedicar sua vida aos prazeres.

A obra dirigida por Martin Scorsese foi indicada a diversos prêmios e ganhou um Globo de Ouro pela atuação de Leonardo DiCaprio. Além dele, contracenam Margot Robbie, Jon Favreau e o próprio Jordan Belfort.

  1. Trocando as bolas, 1983

A comédia conta a história de dois homens que tinham vidas opostas: um era um corretor de sucessos e o outro, morador de rua. De repente, eles se vêem com seus papéis invertidos. Ao descobrirem que a mudança é resultado de uma aposta entre milionários, eles se unem para buscar vingança. 

Com direção de John Landis e produção de Aaron Russo, o filme conta com Dan Aykroyd, Eddie Murphy, Jamie Lee Curtis e Ralph Bellamy na atuação. 

Felipe Miranda: “Eu gosto do Trocando as Bolas, que é obviamente uma comédia. Mas eu adoro o Eddie Murphy. Eu gosto do Trocando as bolas, meu pai adorava, então, tenho uma simpatia especial.“

  1. Trabalho interno (Inside Job), 2010

Este documentário aborda os bastidores da crise econômica de 2008. Narrado por Matt Damon, a obra entrevista pessoas do mercado financeiro, políticos e jornalistas para expor a corrupção que levou ao colapso.

A direção e roteiro são de Charles Ferguson e a obra foi indicada a 27 nomeações, levando o prêmio em 8 delas, como o Oscar por melhor documentário (longa-metragem) em 2011.

Felipe Miranda: “O Inside Job é um grande documentário sobre a crise de 2008 também. Eu acho que vale bastante a pena você dar uma olhada.”

  1. Billions (série), 2016

A série mostra a vida de um gestor de fundos de cobertura e sua jornada profissional e pessoal. Um procurador federal desconfia do gestor, por suas táticas agressivas, e o enredo explora os confrontos entre os dois homens. 

Criada por Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin a série possui, até o momento, 7 temporadas. 

Felipe Miranda: “As duas primeiras temporadas são boas. O Bob Axor é bem caricato, acho que as nuances do Chuck Roads são mais interessantes. Eu gosto das primeiras duas temporadas do Billions”.

Jornalista em formação pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, estagia em redação no site da Empiricus.