Imagem: Edição CanvaPro
Um estudo feito em julho de 2025 por Sminston With, um pesquisador de criptomoedas, estimou quantos bitcoins em média seriam necessários para bancar uma aposentadoria em 2035.
Para Luis Kuniyoshi, especialista em criptomoedas da Empiricus Research, o resultado chama atenção.
Em boa parte do mundo, menos de um Bitcoin seria o suficiente, segundo o estudo de Sminston. No Brasil, a estimativa mostra que um jovem de 25 anos hoje precisaria de 0,15 a 0,25 BTC para se aposentar em 2035. Já outras faixas etárias no Brasil, precisam de um pouco mais, porém o valor ainda não ultrapassaria uma unidade da moeda.
“Mesmo com uma fração de Bitcoin, já seria possível garantir o padrão de gastos médio projetado no país”, comenta Kuniyoshi.
Como o estudo chegou a esses números
O estudo, divulgado na conta do X do pesquisador, levou em conta a renda média de cada país, ajustando o valor para dólares e estipulando uma inflação projetada de em média 7% ao ano até 2035.
Para a conversão do resultado em Bitcoins, foi aplicado um modelo conservador de valorização da cripto, baseado nos efeitos de rede e na adoção global.
“Estamos falando de um cenário prudente, não uma projeção extremamente exagerada. O número é apenas uma média, pois fatores como estilo de vida em cada cidade e até impostos podem mudar a conta para cada pessoa”, comenta o especialista da Empiricus.
Porém, ele reforça que mesmo com essas variações, a quantidade de Bitcoin necessária ainda é bem baixa.
“Isso mostra como o ativo é valioso e como pode ganhar ainda mais poder de compra ao longo do tempo. Por isso, vale a pena começar a investir em Bitcoin, mesmo aos poucos”, comenta Kunyioshi.
Confira o vídeo completo do Momento Cripto da Empiricus Research no quadro abaixo: