Imagem: CanvaPro
Muitos investidores colocam a leitura entre as famosas “metas de ano novo” para aprimorar seus conhecimentos e alocar os recursos com mais propriedade.
Com isso em mente, Caio Mesquita, cofundador e CEO da Empiricus Research, separou uma lista com um livro por mês como recomendação para 2026.
Entre as recomendações, estão livros para quem busca aprimorar seus conhecimentos não só na vida financeira, mas também pessoal. Confira abaixo:
Janeiro: Elon Musk, por Walter Isaacson
O autor, Walter Isaacson, acompanhou a rotina de Elon Musk por dois anos para montar sua biografia. Na obra, o leitor conhece não apenas Musk, mas àqueles à sua volta enquanto ele se tornava o homem mais rico do mundo.
Fevereiro: O mesmo de sempre, por Morgan Housel
Nesta obra, o escritor traz 23 capítulos independentes com lições ‘simples’ para quem busca conforto em diversas áreas da vida, inclusive, na parte financeira.
Março: O físico, por Noah Gordon
Neste romance clássico, Gordon conta a história de Robert Jeremy Cole, um homem apaixonado pela medicina que possui um dom de cura inexplicável durante do século XI na Europa, época em que a ciência ‘desafiava’ a religião.
Abril: Davi e Golias, por Malcolm Gladwell
Gladwell explora diversos acontecimentos históricos através de sua perspectiva sobre a história de Davi e Golias, que ilustra as batalhas entre os mais fracos contra os mais fortes em que a vitória foi ao mais improvável de conquistá-la.
Maio: Nação Dopamina, por Dra. Anna Lembke
Para a Dra. Lembke, o momento da sociedade de consumo atual requer mais do que nunca o equilíbrio entre prazer e sofrimento. A grande questão da obra é sobre como lidar com a busca por prazer, que acaba resultando em mais sofrimento que felicidade no mundo de hoje.
Junho: Uma autobiografia, por Bruce Dickison
Entre as bandas de rock mais lendárias da história, o Iron Maden teve sua voz através de Bruce Dicksion, que além de cantor, possui diversas outras profissões e habilidades. Na autobiografia, o autor conta sobre sua vida nos palcos e além deles.
Julho: Status and Culture, por W. David Marx
A obra explora como o desejo por status social molda as escolhas, comportamentos e tudo ao redor dos humanos. O autor, Marx, estuda três grandes questões:
- Por que as pessoas se agrupam em torno de comportamentos arbitrários e tomam significado profundo deles?
- Como surgem estilos, convenções e sensibilidades únicos?
- Por que mudamos nossos comportamentos ao longo do tempo e por que alguns comportamentos permanecem?
Agosto: Respire, por Rickson Gracie com Peter Maguire
Nesta biografia, o campeão de jiu-jitsu e mestre do MMA, Rickson Gracie, mostra sobre sua trajetória ao ter nascido em uma família pioneira do esporte. No livro, o lutador conta como a filosofia das artes marciais mudou sua vida.
Setembro: A incrível história de Antonio Salazar, por Marco Ferrari
Como diz o título, esta obra conta sobre a história de António Salazar, primeiro-ministro de Portugal entre 1889 e 1970, que deixou o governo após sofrer um acidente doméstico. Ferrari, autor do livro, explora a memória coletiva da ditadura salazarista.
Outubro: História de filosofia ocidental, por Bertrand Russel
Por meio de uma escrita envolvente e acessível do filósofo Bertrand Russel, o leitor aprende sobre a história da filosofia ocidental.
Novembro: 1984, por George Orwell
Este clássico moderno aborda uma distopia futurista que instiga o debate por meio da ficção sobre o poder político totalitário.
Dezembro: Rápido e devagar, por Daniel Kahneman
Kahneman explora questões sobre a tomada de decisões e explica as duas formas de pensar:
- Uma é rápida, intuitiva e emocional;
- A outra, é lenta, deliberativa e lógica.