
Imagem: iStock/ Morsa Images
Nos últimos dias a Vale (VALE3) revisou sua projeção para produção anual dos aglomerados de minério de ferro (pelotas), saindo de 38-42 Mt para 31-35 Mt.
Apesar de negativo, o movimento vem após um resultado fraco da divisão no 1T25 quando o pellet feed – material com maior concentração de ferro e, em consequência, maior valor agregado – estava com menor disponibilidade, o que prejudicou prêmio e margens.
Vale aproveitou para arrumar a casa
Para aproveitar as condições macro menos favoráveis de preço, a companhia decidiu antecipar algumas manutenções preventivas, o que resultará em uma redução da produção no período. Por outro lado, o movimento deve resultar em uma melhora da produtividade em um momento de condições melhores de mercado.
Enquanto a companhia arruma a casa, nesta semana tivemos notícias positivas para o setor. Após um longo período com oferta exacerbada, inclusive com acusações de dumping contra siderúrgicas chinesas, líderes da China anunciaram que têm a intenção de investigar e reduzir a guerra interna de preços, o que pode trazer um alívio para as margens das empresas do setor.
VALE3 e GGBR4 subiram forte com a notícia, mas ainda há muito espaço caso o humor continue melhorando.
- Por onde começar a investir? Veja 10 recomendações de ações brasileiras em diversas áreas da economia. Confira o relatório gratuito aqui.