Chegadas e partidas

Enfim 2020 acabou. Um ano que já faz parte da nossa história e está marcado definitivamente em nossas trajetórias. Foi um ciclo de muitas mudanças e despedidas. Àqueles que nos deixaram, faço aqui minha homenagem e presto solidariedade aos que perderam entes queridos. 
Chegadas e partidas

Enfim 2020 acabou.

Um ano que já faz parte da nossa história e está marcado definitivamente em nossas trajetórias.

Foi um ciclo de muitas mudanças e despedidas. Àqueles que nos deixaram, faço aqui minha homenagem e presto solidariedade aos que perderam entes queridos. 

Apesar do vírus continuar espalhando aflições e colhendo vítimas, entramos em 2021 esperançosos de que o pior tenha ficado para trás. 

Esta quinta-feira marcou o dia em que foi lançado o programa de vacinação aqui no Estado de São Paulo. Felizmente, as boas novas não ficam restritas aos paulistas, já que o governo federal divulgou a compra de um grande lote da vacina do Instituto Butantan.

Como de praxe, os mercados já vinham antecipando um futuro melhor. O rali das Bolsas iniciado em novembro demonstra o otimismo dos investidores ante um 2021 melhor. 

Em nossos negócios, também dissemos adeus a alguns parceiros de longa data, felizmente não por questões de saúde. Os vínculos no mundo empresarial baseiam-se em relações de ganha-ganha. Às vezes, faz mais sentido a separação.

Fechamos o ano nos despedindo do nosso sócio de 2013, The Agora Companies. Foram oito anos de uma parceria que colheu frutos inimagináveis quando da sua concepção. Ao implementar por aqui o modelo de negócios do líder mundial em publicações financeiras (4 milhões de assinantes pagantes somente nos EUA), criamos uma indústria e impactamos a maneira com que centenas de milhares de brasileiros investem. 

Em nenhum outro lugar do mundo uma empresa de pesquisa de investimentos com foco nos investidores individuais tem a nossa relevância e importância.

Quando forjamos nossa sociedade, a Empiricus tinha pouco mais de 2.000 assinantes e cerca de duas dúzias de colaboradores, entre sócios e funcionários. Hoje, levamos orientações de investimentos a cerca de 400 mil pessoas e impactamos um múltiplo disso, dado que investimentos fazem parte do contexto das relações familiares.

Seguindo o mesmo tom dos nossos oito anos de casamento, a separação foi amistosa e consensual. Concordamos que o futuro da Empiricus está na Universa e na oferta da melhor plataforma de investimentos sem conflito do Brasil junto com a Vitreo. A contribuição da Agora como referência em publicações havia se completado e eles gentilmente abriram espaço para o novo parceiro.

Deixo aqui meu agradecimento público aos geniais Bill Bonner e Mark Ford. Não teríamos chegado aqui sem eles. Sempre demonstraram sabedoria e altivez em todos os momentos da nossa sociedade. Agradeço também à maravilhosa equipe da Agora, que sempre nos apoiou e incentivou durante essa espetacular jornada.

Também nos despedimos da Inversa Publicações, sempre brilhantemente conduzida por Olivia Alonso, a quem também agradeço por seu anos de dedicação. Desejamos aos novos sócios, Pedro e Marcelo Cerize, um futuro próspero e repleto de sucessos.

Por fim, terminamos nossa sociedade com o Grupo Estado, nosso parceiro no site Seu Dinheiro. Foi uma honra ter compartilhado experiências com a maior e melhor referência em jornalismo no Brasil. Meu mais sincero obrigado a Roberto e Chico Mesquita pela confiança e parceria 

O outro lado da moeda é que o Seu Dinheiro passa a ser membro integral da Empiricus e, futuramente, da Universa. Junto com o Money Times, temos nesses dois sites o melhor do jornalismo financeiro do Brasil.

Tivemos outra chegada ilustre no fim do ano passado. Adquirimos o Real Valor, o melhor aplicativo brasileiro para consolidação de carteiras. Trata-se de uma ferramenta fundamental para monitorar os investimentos de forma conjunta e consolidada. Caso ainda não o tenha baixado, recomendo fortemente sua utilização.

Seu Dinheiro, Money Times e Real Valor juntam-se à Empiricus e à Vitreo para oferecer a combinação mais completa de notícias, análise, educação financeira, gestão e execução de investimentos.

Assim, iniciamos 2021 empolgados ao inaugurar oficialmente a fase 3.0 dos investimentos no Brasil.

Deixo você agora com os destaques da semana.

Boa leitura e um abraço.
Caio