1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Empiricus 24/7

Relação direta

“O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma relação direta entre o eleitor e seus representantes. Nesse novo ambiente, a […]

Por Caio Mesquita

15 dez 2018, 05:00

“O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma relação direta entre o eleitor e seus representantes. Nesse novo ambiente, a crença na liberdade é a melhor garantia de respeito aos altos ideais que balizam nossa Constituição.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi assim que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, definiu em seu discurso de diplomação a nova natureza da relação entre representantes eleitos e a sociedade.

Tal declaração, como já é praxe em qualquer manifestação de Bolsonaro, gerou polêmica e foi alvo de críticas.

Em resposta, o editorial do Estadão do dia 12 colocou a própria democracia representativa em risco.

Intitulada “O perigo da democracia direta”, a peça acusa Bolsonaro de estar flertando perigosamente com a ideia de democracia direta, na qual se dispensam as instituições características do sistema representativo, sobretudo o Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto classifica as comunicações das redes sociais como “gritaria do submundo da internet” e diz que a nova forma de comunicação usada pelas pessoas não passa de um “burburinho anônimo e irresponsável”.

Cito o editorial do Estadão como um exemplo de como o establishment torce o nariz para o ainda recente fenômeno de uma maior participação da sociedade no intercâmbio de ideias e opiniões.

A própria eleição de Jair Bolsonaro (candidato com apenas oito segundos de TV e 1,5 milhão de reais para campanha) configura uma extraordinária mudança na forma com que as pessoas se informam e tomam suas decisões.

Seria uma traição espantosa, digna de um novo estelionato eleitoral, se Bolsonaro simplesmente virasse as costas e passasse a se comportar como um típico político tradicional, cujo único contato com a população ocorre apenas no breve período da disputa eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é mais concebível imaginar um chefe de Estado higienizado por clippings de notícias e pronunciamentos ensaiados, ambos meticulosamente preparados por seus assessores.

Entendo os perigos da democracia direta e concordo com o Estadão no ponto de que devemos ser vigilantes para evitar a armadilha da ditadura da maioria, que historicamente termina em regimes totalitários e opressores.

Por outro lado, é imprescindível que as democracias modernas absorvam esses novos caminhos de expressão da sociedade. Não se pode e não se deve controlar a maneira como as pessoas se comunicam.

À frente da Acta Holding, grupo que reúne publicadoras comprometidas com a defesa da democracia e da livre-iniciativa, me entusiasmo com toda e qualquer ação de disseminar e propagar ideais. E considero o risco das “fake news” um preço relativamente pequeno a se pagar em troca das possibilidades quase infinitas de transferência de informação dentro do ambiente descentralizado da internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro de uma sociedade verdadeiramente democrática, a única maneira de se apurar a qualidade da informação está na seleção natural das fontes. Mentira e mentirosos têm perna curta e, cedo ou tarde, serão desmascarados e desacreditados.

Qualquer tentativa de tutela por parte do Estado é perigosa e fundamentalmente antidemocrática.

Finalizo com dois convites importantes:

1. Assista ao meu anúncio sobre um exclusivo sistema de investimentos desenvolvido por um especialista da Empiricus. Muitos assinantes têm conseguido ganhos elevados aplicando este método.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Conversei pessoalmente com a Olivia Alonso, da Inversa, para que disponibilizássemos 5 (cinco) vagas do Clube dos Ganhos Absolutos para os leitores desta newsletter. Cumprindo a função de levar até você as melhores oportunidades do mercado, eu não poderia deixar de abrir aqui a chance de você participar desse grupo com o trader Marink Martins.

A série tem como objetivo ganhos 35 vezes superiores aos dos investimentos convencionais e encontra-se fechada a outros interessados. Para ocupar uma das cinco vagas, basta verificar a disponibilidade neste link exclusivo. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Um abraço!