1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

7 livros de finanças recomendados por Felipe Miranda – confira dicas de leituras para aproveitar as férias

O CEO da Empiricus recomendou sete livros para ler nas férias ou ao longo do próximo ano e aprofundar seus conhecimentos em finanças e mercado.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

23 dez 2025, 11:28

Atualizado em 23 dez 2025, 11:28

No último episódio do Blink!, Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research, indicou 7 livros de finanças para quem está começando os estudos em investimentos.

A seguir, você pode conferir alguns dos livros indicados pelo analista e algumas de suas passagens marcantes:

1-     “O incerto”, Nassim Nicholas Taleb

O livro reúne cinco obras de Taleb e aprofunda em alguns dos seus conceitos fundamentais para estudos de mercado financeiro, como o cisne negro e os impactos de eventos raros e imprevisíveis, a antifragilidade dos sistemas que resistem ao caos e como investir envolve arriscar a própria pele.

2-    “Definitivo”, Robert Slater

Por mais de duas décadas, o filantropo global ativista político George Soros teve tanta influência que foi acusado de direcionar o curso dos mercados globais e moldar o destino das nações.

Agora o biografista Robert Slater separa os fatos da ficção para chegar a uma verdade sobre a misteriosa figura de Soros, baseado em entrevistas e análises.

3-   “A bola de neve”, Alice Schroeder

O livro apresenta a biografia autorizada de Warren Buffett, revelando o homem por trás do investidor lendário. Com acesso total concedido à autora, a obra mostra como sua disciplina, curiosidade e talento para investimentos foram desenvolvidos desde a infância. Ainda muito jovem, o Oráculo de Omaha já demonstrava interesse precoce por negócios, moldando o perfil que o tornaria um dos maiores investidores do mundo.

“A vida é como uma bola de neve. O importante é encontrar neve úmida e uma colina bem longa” – Warren Buffett

4-   “O jeito Peter Lynch de investir”, Peter Lynch

A obra defende que investidores comuns podem identificar empresas promissoras ao observar bons produtos e negócios no dia a dia, antes mesmo dos analistas profissionais.

Ao investir cedo, Lynch acredita que é possível encontrar as chamadas tenbaggers, ações que multiplicam seu valor, e alcançar excelentes resultados no longo prazo, seguindo princípios simples e atemporais do mercado de ações.

5-   “Princípios”, Ray Dalio

Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes de 2012, Dalio compartilha em sua obra as técnicas, refinadas em quarenta anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

Para o fundador da Bridgewater Associates, vida, gestão e investimentos podem ser sistematizados em regras e oferece uma abordagem direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

6-   “Charlie Munger: O Investidor Completo”, de Tren Griffin

O livro apresenta os modelos mentais e a filosofia de investimento de Charlie Munger, mostrando como eles o ajudaram a superar o mercado e evitar erros comuns ao longo de décadas.

Por meio de entrevistas, discursos e análises, a obra ensina não só estratégias financeiras, mas também como desenvolver uma mentalidade sólida e disciplinada, com lições aplicáveis aos investimentos e à vida pessoal e profissional.

7-   “Princípios do estrategista”, Felipe Miranda e Ricardo Mioto

Por fim, o estrategista-chefe da Empiricus Research indica uma de suas obras. O livro faz uma síntese do mercado de valores brasileiro e as ideias de Miranda na hora de montar carteiras e recomendar investimentos pela Empiricus.

O objetivo dos autores é compartilhar com investidores, experientes e novatos, os princípios que norteiam o mercado. Assim, mesmo que não atuem profissionalmente no mundo financeiro, eles poderão encontrar os melhores destinos para os recursos que desejam investir.

“Esses livros são um bom começo para os investidores”, comenta Miranda.

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.