Imagem: iStock/ Galeanu Mihai
A Empiricus Research divulgou sua carteira recomendada com as 10 melhores ações internacionais (BDRs) para comprar neste mês de janeiro.
O foco é indicar aos investidores as ações mais promissoras do mercado global já no início de 2026, para quem desejam buscar bons lucros e aumentar a exposição internacional de seu patrimônio.
Ações de tecnologia e inteligência artificial (IA) devem permanecer como tendência de mercado em 2026
O novo ano não começou devagar: já no último sábado (3), o mundo recebeu a notícia da intervenção dos Estados Unidos na Venezuela, com a prisão de Nicolás Maduro e as intenções norte-americanas de exercer controle sobre o petróleo da região.
A notícia, que assustou a muitos e trouxe diversas incertezas à ordem mundial, não trouxe um choque muito grande aos ativos de risco internacionais, que absorveram a situação de forma equilibrada, sem quedas expressivas registradas até a segunda-feira (5).
Mesmo com as incertezas geopolíticas registradas em 2025, a bolsa dos Estados Unidos teve um ano positivo. Os índices S&P 500 e Nasdaq Composite encerraram o ano em alta acumulada de cerca de 17% e 21%, respectivamente.
Para Enzo Pacheco, analista responsável pela carteira de ações internacionais da Empiricus, a expectativa é de que 2026 também seja bom para a bolsa norte-americana. E o destaque segue com o tema que deve perdurar como um dos mais lucrativos do mercado: tecnologia e inteligência artificial (IA).
“As expectativas dos investidores são de mais um ano positivo para a bolsa americana em 2026. […] As empresas de tecnologia devem continuar sendo as principais responsáveis pelos maiores lucros, seguidas pelos setores de materiais básicos e industrial. Estes três setores, aliás, estão diretamente ligados ao desenvolvimento da inteligência artificial”, afirma o analista em relatório da última quinta-feira (1).
Dito isso, as principais ações “gringas” selecionadas pelo analista para compor sua carteira recomendada estão expostas ao tema.
Amazon (AMZO34) e TSMC (TSMC34) estão entre as principais ações ‘tech’ para janeiro, segundo analista
Na tese de tecnologia e IA, Amazon e TSMC são os ativos de maior destaque e peso na carteira recomendada pela Empiricus.
Amazon (B3: AMZO34; Nasdaq: AMZN)
Uma das maiores empresas do mundo, a Amazon segue como uma tese forte para quem busca lucros em 2026. Apesar de atuar em diferentes segmentos, do e-commerce ao streaming, o segmento AWS (Amazon Web Services) – ligado à IA e computação em nuvem – deve se tornar seu líder em receita, beneficiando investidores já posicionados:
“[A AWS] deve tomar a liderança da varejista nos próximos anos. Além disso, os investimentos recentes feitos [pela Amazon] para aumentar a sua malha logística tem entregado resultados. […] Somado a ótima lucratividade já apresentada pela AWS (35%), a tendência segue de lucros crescentes”, afirmou o analista.
TSMC (B3: TSMC34; NYSE: TSM)
A TSMC é “a maior empresa mais desconhecida do mundo” pelo grande público, segundo Enzo Pacheco.
Fabricante de semicondutores, componentes essenciais para chips usados em projetos de IA, a TSMC é uma das principais fornecedoras de players como a Nvidia.
Apesar de terem registrado alta significativa no tempo recente, o analista avalia que os papéis ainda têm espaço para continuar crescendo, e inclusive aumentou seu peso na carteira recomendada.
“Recentemente, alguns resultados de outras empresas que surfam a temática de IA demonstraram que a demanda pelos chips que alimentam a infraestrutura necessária segue forte. Esses ótimos números acabaram reanimando os investidores no ‘AI Trade’, com as ações da TSMC subindo quase 8% desde então. Ainda assim, a companhia negocia por cerca de 24 vezes, abaixo de outras do segmento, mas que não contam com a mesma capacidade tecnológica e liderança da empresa sediada em Taiwan”, afirmou.
Acesso gratuito: Confira carteira com as 10 ações internacionais recomendadas pela Empiricus neste mês
Mas claro que, em nome da diversificação, o portfólio recomendado não traz apenas ações ligadas à tech e IA.
Além das citadas anteriormente, outras 8 ações internacionais, de setores variados da economia global, foram selecionadas especialmente para este momento de mercado.
E apesar de serem ativos que representam empresas internacionais, os papéis recomendados podem ser comprados na própria bolsa brasileira, através dos BDRs.
A boa notícia é que a tese de investimento completa com as 10 ações selecionadas está disponível de forma gratuita para os leitores deste texto.
Basta clicar no botão abaixo para baixar o relatório e conferir as recomendações gratuitamente: