Imagem: Divulgação/ Axia Energia
A Axia Energia (AXIA6), antiga Eletrobras (ELET6), figura atualmente como a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Desde junho de 2022, quando a companhia passou pelo processo de privatização, esforços em prol de ganho de eficiência foram vistos pelo mercado.
Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research, destaca alguns dos pontos de desenvolvimento da companhia nos últimos anos:
- Evolução operacional;
- Redução de obrigações compulsórias;
- Novos investimentos em geração e transmissão.
Em sua análise, Quaresma acrescenta que todos esses pontos beneficiam a gestão da dívida, assim como a capacidade de pagamento de dividendos para acionistas – com uma estimativa de 9,1% de dividend yield de AXIA6 para 2026.
O que esperar da Axia pra 2026?
Olhando para 2026, Quaresma espera um bom ano para a companhia elétrica.
“A Axia finalmente está entrando na fase de colher os frutos dos esforços de eficiência desde a privatização. É um ano de geração de caixa bem forte, com novos preços de energia”, comenta a analista.
Para ter uma noção, segundo dados da ANEEL, a previsão é de que o novo custo médio da energia e potência comercializada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) deve subir 11,5% em relação a 2025 – o que beneficia a receita da elétrica.
“A tese de investimento em Axia finalmente começou a dar resultado. A empresa tem uma sensibilidade a juros e tem certa alavancagem, então deve haver um benefício diante dessa expectativa da queda de juros”, afirma.
Enquanto o mercado ainda aguarda as conclusões do 4T25 e anuais de 2025, vale recapitular que o resultado do terceiro trimestre (3T25) corroborou com um “ótimo controle dos gastos gerenciáveis e crescimento nas principais linhas, quando ajustadas pelos eventos não recorrentes”, avalia a Empiricus.
Por isso, a Axia segue entre as favoritas do setor elétrico nas carteiras da Empiricus Research para investir na bolsa de valores.
Gratuito: Conheça outras 10 ações para buscar lucros na bolsa em 2026
Apesar das expectativas positivas para as ações da Axia Energia, a analista optou por não incluir o papel em sua carteira mensal de recomendações. Neste momento, Larissa acredita que há outras ações mais preparadas para buscar lucros no curto prazo.
A Empiricus mensalmente publica uma seleção com as 10 ações preferidas para investir no mês. Os papéis recomendados variam entre diversos setores da bolsa (financeiro, elétrico, saúde, entre outros), o que garante um equilíbrio que torna o portfólio ainda mais atrativo para os investidores.
A boa notícia é que a carteira de ações foi disponibilizada gratuitamente a todos que desejam iniciar o ano com boas ideias de investimentos.
Além do portfólio, você também receberá acesso às teses completas em cada uma das ações recomendadas e uma análise sobre o que esperar dos mercados neste início de 2026.
Para conferir o relatório completo com todas essas informações de maneira 100% gratuita, clique no botão abaixo.